Tarifaço: Trump diz que reunião com China foi “muito boa” e “amigável”

Publicado:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou sua plataforma Truth Social para descrever a reunião com autoridades chinesas em Genebra, ocorrida no último sábado (10/5), como “muito boa”. Este encontro teve como objetivo iniciar discussões para encerrar a guerra comercial entre as duas nações.

“Uma reunião muito boa hoje com a China, na Suíça. Muitas coisas foram discutidas e acertadas. Uma redefinição total foi negociada de forma amigável e construtiva. Queremos ver, para o bem da China e dos EUA, uma abertura da China aos negócios americanos. Grande progresso feito”, destacou Trump.

Apesar das declarações otimistas, líderes de ambas as partes reconhecem a necessidade de mais discussões e planejam continuar as negociações no dia seguinte. Durante o encontro, o vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, se reuniu por cerca de oito horas com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e o representante comercial, Jamieson Greer.

Foi a primeira reunião presencial após o início da guerra comercial, que resultou em tarifas recíprocas superiores a 100% nos produtos de ambos os países.

Expectativa de Trump

Na sexta-feira (9/5), Trump também comentou, em sua rede, sobre a possibilidade de acordos visando resolver as tensões comerciais.

“A China deveria abrir seu mercado para os EUA — seria muito bom para eles. Mercados fechados não funcionam mais. Tarifa de 80% sobre a China parece certa. Até Scott B [Bessent, secretário do Tesouro]. Muitos acordos comerciais no funil, todos bons (ótimos)”, escreveu Trump.

Atualmente, existe uma tarifa de 145% sobre produtos chineses nos EUA, enquanto a China aplica uma tarifa mínima de 125% sobre produtos americanos. Esta foi a primeira vez que Trump manifestou disposição para se reunir com o presidente chinês, Xi Jinping, desde o agravamento das hostilidades comerciais.

“Talvez sim, claro, dependendo do que Scott disser”, respondeu Trump a um repórter sobre uma possível conversa com Xi, enfatizando que espera que a reunião seja “muito substancial”.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MPF apura esquema de hackeamento de investigados na polícia de SP

O Ministério Público Federal (MPF) está averiguando um aparente esquema de hackeamento dentro da Polícia Civil de São Paulo. Pesquisas indicam que um...

Filipe Luís avalia peso de erros na briga pelo título do Brasileirão

Na 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo e o Flamengo empataram em 2 a 2 nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, em...

Número de mortos em explosão de avião de carga nos EUA sobe para 12

O número de mortos na queda de um avião de carga da UPS em Louisville, Kentucky, subiu para 12, de acordo com autoridades...