Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos

Publicado:

Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai e símbolo da esquerda sul-americana, faleceu aos 89 anos nesta terça-feira (13). Ele lutava contra um câncer de esôfago, diagnosticado no início de 2024, e havia recentemente ingressado em cuidados paliativos.

A morte de Mujica foi confirmada pelo presidente uruguaio, Yamandú Orsi.

“É com tristeza que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Sentiremos muito a sua falta. Obrigado por tudo que nos deu e pelo seu amor pelo povo”, disse em nota.

Mujica governou o Uruguai de 2010 a 2015 e tornou-se uma figura icônica da esquerda latino-americana, conhecido por seu estilo de vida simples e retórica anticonsumista. No início deste ano, ele revelou que a doença havia progredido e que não continuaria com o tratamento convencional.

Na segunda (12), sua esposa, a ex-vice-presidente Lúcia Topolanski, informou que ele estava em cuidados paliativos, com o câncer em estado terminal.

A delicada condição de Mujica o impossibilitou de participar das recentes eleições regionais no Uruguai, onde a esquerda mantivera o poder em Montevidéu. Lúcia explicou que a viagem seria muito desgastante e recomendada pelos médicos que ele permanecesse em repouso.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Adolescente de 16 anos é assassinado com vários tiros em Nova Caraíva

Porto Seguro: Na madrugada desta quinta-feira (9), um adolescente de 16 anos foi morto a tiros no povoado de Nova Caraíva. Yago Soares...

Pesquisa do CNJ pergunta à população quais devem ser as prioridades do Judiciário até 2032

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou uma consulta pública para identificar as prioridades que guiarão a...

VÍDEO: Jogador sofre grave lesão na China após bater cabeça em alambrado e corre risco de paraplegia

Um momento de grande preocupação abalou o futebol chinês no último fim de semana. Durante um jogo...