Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai e símbolo da esquerda sul-americana, faleceu aos 89 anos nesta terça-feira (13). Ele lutava contra um câncer de esôfago, diagnosticado no início de 2024, e havia recentemente ingressado em cuidados paliativos.

A morte de Mujica foi confirmada pelo presidente uruguaio, Yamandú Orsi.

“É com tristeza que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Sentiremos muito a sua falta. Obrigado por tudo que nos deu e pelo seu amor pelo povo”, disse em nota.

Mujica governou o Uruguai de 2010 a 2015 e tornou-se uma figura icônica da esquerda latino-americana, conhecido por seu estilo de vida simples e retórica anticonsumista. No início deste ano, ele revelou que a doença havia progredido e que não continuaria com o tratamento convencional.

Na segunda (12), sua esposa, a ex-vice-presidente Lúcia Topolanski, informou que ele estava em cuidados paliativos, com o câncer em estado terminal.

A delicada condição de Mujica o impossibilitou de participar das recentes eleições regionais no Uruguai, onde a esquerda mantivera o poder em Montevidéu. Lúcia explicou que a viagem seria muito desgastante e recomendada pelos médicos que ele permanecesse em repouso.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Papa Leão XIV faz apelo pela paz após primeira missa de 2026 no Vaticano

Após celebrar a primeira missa de 2026, o papa Leão XIV fez um apelo pela paz mundial, dirigindo-se a cerca de 40 mil...

Homem morre esfaqueado ao tentar defender cunhado durante briga no DF

Resumo para SEO: uma briga violenta na quadra 201, Recanto das Emas, no Distrito Federal, resultou na morte de Victor Maciel de Sousa...

Menino de 12 anos desaparece nas águas do Rio Jucuruçu em Itamaraju; bombeiros buscam

Itamaraju – Uma operação de busca está em andamento após o desaparecimento de Pedro, 12 anos, nas águas do Rio Jucuruçú, na localidade...