Alta tecnologia e disfarce: como colombianos roubaram R$ 9 milhões

Publicado:

Em 25 de junho de 2021, um audacioso roubo em um shopping de Fortaleza (CE) chocou a sociedade, ao render cerca de R$ 9 milhões em joias e relógios. O crime, realizado por um trio de colombianos, foi considerado “inédito” e “perigoso” pela Interpol.

Utilizando equipamentos avançados, como dispositivos de clonagem de controle remoto e jammers para bloquear sinais, os criminosos evitaram alarmes enquanto usavam uniformes falsos para não levantar suspeitas. Em apenas 40 minutos, conseguiram acessar a joalheria ao perfurar paredes de uma loja vizinha e deixaram o local com mochilas cheias, sem despertar qualquer preocupação.

WhatsApp Image 2025 05 13 at 18.59.59

O trio

Cinco pessoas foram identificadas como participantes do crime, sendo três colombianos. A Interpol emitiu tanto uma difusão vermelha quanto uma roxa para os autores, evidenciando a peculiaridade da técnica utilizada.

Em setembro de 2021, Andrés Manuel López Pataquiva, de 38 anos, foi preso no Paraguai e entregue ao Brasil. Estava acompanhado da esposa, que também tinha um mandado de prisão relacionado a outro roubo.

Em março deste ano, Jefferson Geovanny Ortiz Gonzalez, de 36 anos, foi capturado na Colômbia devido à Difusão Vermelha solicitada pela Justiça Cearense. Ele havia sido deportado dos Estados Unidos.

Libardo Antonio Gonzalez Diaz também foi detido na Colômbia e levado ao Brasil sob custódia da Polícia Federal em maio. Ele é considerado um dos cúmplices que deu cobertura durante o furto e atualmente está preso em um estabelecimento federal na Região Metropolitana de Fortaleza.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lewandowski diz que Castro foi ‘enfático’ em descartar GLO no RJ após “megaoperação”

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, destacou que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), foi "enfático" ao...

Como matar policial virou bilhete de entrada no CV do Rio

Uma recente megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, que resultou em 121 mortes, trouxe à tona um fenômeno preocupante: a migração...

MP-BA aciona Coelba e Crefaz por cobrança indevida de empréstimos em faturas de energia

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) entrou com uma ação civil pública contra a Coelba Neoenergia e a Crefaz Financiamentos e...