Jovem Pan > Notícias > Economia > Brasil seguirá crescendo economicamente? Economistas avaliam na estreia de Visão Crítica

O cenário econômico atual é complexo, com previsões de crescimento do PIB para 2025 entre 1,9% e 2,5%.

  • Por Jovem Pan
  • 13/05/2025 23h48

Reprodução/YouTube/Jovem Pan News

Visão Crítica

Programa Visão Crítica

Visão Crítica iniciou com uma análise sobre a economia brasileira, discutindo crescimento e desafios fiscais. Os economistas Samuel Pessoa, Felipe Salto e Guido Mantega participaram. O crescimento do PIB, embora positivo, enfrenta dificuldades como a inflação elevada e a dívida pública crescente. Segundo Pessoa, a necessidade de um ajuste fiscal será crucial após as eleições.

Felipe Salto enfatizou a rigidez do orçamento, onde apenas 6% é flexível para remanejamento. “A situação fiscal é grave, com gastos obrigatórios crescendo”, explicou. No entanto, ele acredita que o Brasil não está à beira de uma crise de insolvência, dada a reserva de R$ 1,5 trilhão do Tesouro Nacional, que permite enfrentar déficits sem emitir novas dívidas.

Guido Mantega comparou a atual situação à de 2010, quando o Brasil teve crescimento de 7,5%. Ele acredita que é possível crescer mais de 3% ao ano sem inflação, criticando a política monetária como excessivamente restritiva. Mantega destacou que os desafios inflacionários foram exacerbados pela desvalorização do real e a valorização do dólar, mas vê sinais de estabilização.