Motta diz que vai pautar urgência em projetos sobre fraudes no INSS

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que pautará, na próxima semana, a urgência de projetos de lei para combater fraudes no INSS. Sua declaração foi feita nas redes sociais na noite de sexta-feira (16/5).

“Vamos analisar e votar tudo que possa compor um Pacote Antifraude, que é um tema urgente para milhões de brasileiros e para a Câmara”, destacou Motta em seu post.


Farra revelada

O escândalo no INSS foi exposto pelo Metrópoles em reportagens desde dezembro de 2023. Em março, foi revelado que a arrecadação das associações com descontos de aposentados aumentou para R$ 2 bilhões em um ano, apesar de milhares de processos por fraude nas filiações.

As matérias do Metrópoles resultaram em inquérito pela Polícia Federal e contribuíram para investigações da CGU. A Operação Sem Desconto, deflagrada em 23 de abril, levou à demissão do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.


Mais de 1,3 milhão solicitaram reembolso

O INSS informou, na tarde de 16/5, que aposentados e pensionistas podem consultar e solicitar reembolso de descontos indevidos. Desde quarta (14/5), 1.345.817 beneficiários já pediram ressarcimento de valores descontados irregularmente.

A maior parte dos acessos foi feita pelo aplicativo ou site Meu INSS (92,4% do total), enquanto apenas 7,6% utilizaram a Central 135 para consulta. Mais de 5,9 milhões de pessoas acessaram o recurso até o momento.

Atualmente, 41 entidades estão sendo contestadas e têm 15 dias úteis para apresentar comprovações ou realizar o pagamento dos valores devidos, corrigidos pela inflação.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saiba quem são os cinco mortos em batida entre van e caminhão no DF

Um grave acidente na BR-020, nesta terça-feira (17/2), entre uma van e um caminhão, deixou cinco mortos: Everaldo de Oliveira dos Santos, 52...

STF divulga nomes de quem acessou dados sigilosos; servidor da Receita em Salvador está entre os alvos

O STF divulgou, nesta terça-feira (17), os nomes de quatro servidores alvo de uma operação da Polícia Federal por suspeita de acessar e...

Mulher despenca nas pedras de praia no circuito Dodô ao escapar de roubo

Uma turista ficou ferida ao despencar nas pedras da praia de Ondina, no circuito Dodô do carnaval, após escapar de uma tentativa de...