Pau que bate em Chico bate menos em Francisco, se bater

Publicado:

A lei é a mesma para todos, mas a realidade é outra. Se Francisco tem dinheiro e influência, sua dor ao ser agredido será menor, ou a agressão nem ocorrerá. Enquanto isso, muitos Chicos, sem culpa julgada, lotam as prisões.

Quantos Chicos, inocentes ou culpados, enfrentam doenças graves, numa assistência médica precária, atrás das grades? As autoridades prisionais sempre afirmam estar preparadas para cuidar da saúde dos detentos; do contrário, muitos pediriam prisão domiciliar.

Entretanto, prisão domiciliar parece ser privilégio de Franciscos. O ex-presidente Fernando Collor, por exemplo, cumpriu apenas seis dias na prisão devido a problemas de saúde e agora está em seu apartamento em Maceió.

O ex-deputado Roberto Jefferson, condenado e já em casa sob regime domiciliar, recebeu essa decisão por razões humanitárias após internação em hospital particular. A deputada Carla Zambelli, que enfrenta complicações de saúde e foi condenada a 10 anos, também espera uma decisão favorável, alegando sua incapacidade de sobreviver na prisão.

Os privilégios de alguns em contraste com a dureza enfrentada por muitos revelam uma desigualdade gritante. Que reflexão isso nos traz sobre a justiça?

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relator da cassação de Eduardo Bolsonaro já se referiu ao deputado como “amigo” e defende anistia total

O relator do processo de cassação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) será o deputado Marcelo Freitas (União-MG), que já se referiu ao parlamentar como...

Saiba como ficaram os corpos das argentinas após execução brutal

O caso das jovens Brenda Castillo, 20 anos, Morena Verri, 20, e Lara Gutiérrez, 15, chocou a Argentina. As vítimas foram encontradas em...