Ministério da Agricultura investiga novas suspeitas de gripe aviária

Publicado:

Neste domingo (18/5), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou investigações sobre duas novas suspeitas de foco de gripe aviária (H5N1) no Brasil, localizadas no Rio Grande do Sul e em Tocantins. O primeiro caso envolve uma propriedade de subsistência a três quilômetros da granja em Montenegro, onde o país registrou seu primeiro foco da doença.

Após a confirmação do primeiro caso na última sexta-feira (16/5), um foco também foi identificado no zoológico de Sapucaia do Sul, próximo a Porto Alegre. A morte súbita de 38 cisnes e patos levou ao fechamento do local para visitação. Consequentemente, oito países e a União Europeia suspenderam as importações de proteína de frango do Brasil.

galinhas

As amostras da nova suspeita em Montenegro estão a caminho do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo e espera-se que os resultados preliminares sejam divulgados até esta segunda-feira (19/5). Já na granja comercial, todas as aves e ovos foram descartados, e medidas de desinfecção das instalações estão em andamento.

Em Minas Gerais, o governo realizou o descarte de 450 toneladas de ovos como precaução diante da situação.

Investigação em Aguiarnópolis

A segunda suspeita está em Aguiarnópolis, Tocantins, próximo ao Maranhão. Uma análise inicial mostrou que uma das amostras pode ser de influenza, mas a probabilidade de ser uma amostra de alta patogenicidade (IAAP) é considerada baixa. O Mapa destaca que medidas de controle estão sendo aplicadas e a situação está sob vigilância.

“As emergências tornam o sistema de defesa mais sensível, levando a um aumento nas investigações”, informou o Mapa, ressaltando a robustez do sistema de Defesa Agropecuária do Brasil.

Situação em Santa Catarina e Goiás

Em Santa Catarina, uma investigação foi iniciada para coleta de amostras, mas os resultados ainda não estão disponíveis. Enquanto isso, Goiás decretou situação de emergência zoossanitária para reforçar a vigilância e a resposta, apesar de não haver registros de gripe aviária no estado.

Controles Sanitários

Durante uma visita ao Vaticano, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, destacou que o Brasil possui um controle sanitário exemplar. “O Brasil é um modelo para o mundo em compromissos com a sanidade, tanto animal quanto vegetal”, afirmou. As autoridades garantem que não há risco ao consumo de carne de frango e ovos no país.

“`

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Otto Alencar volta a defender PEC que unifica eleições e acaba com reeleição: “Só se fala em eleição o tempo todo”

O senador Otto Alencar (PSD-BA), que preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), reafirmou, na quarta-feira (8), seu apoio à Proposta de...

Da poesia ao rock: como as influências moldaram o olhar de Monja Coen

Antes de se tornar uma das principais vozes espirituais do Brasil, Monja Coen já era apaixonada pela arte. Sua infância foi marcada por...