TRANSPORTE AÉREO: movimentação de passageiros no Brasil supera em 4% período pré-pandemia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Nos primeiros quatro meses de 2025, o transporte aéreo no Brasil alcançou a incrível marca de 4% a mais de passageiros em comparação ao mesmo período de 2019, antes da pandemia. Este dado encorajador foi revelado no Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) estima que, até o final deste ano, mais de 123 milhões de passageiros transitam pelos aeroportos brasileiros, estabelecendo um novo recorde histórico. Esse crescimento é um claro reflexo da retomada econômica e da confiança crescente dos brasileiros em viajar.

De acordo com o ministro Sílvio Costa Filho, esses números não apenas evidenciam o aumento da capacidade financeira dos cidadãos, mas também o fortalecimento da economia nacional. “Estamos com o menor índice de desemprego da história e prevemos um PIB crescendo acima de 2%. Nossa infraestrutura portuária está sendo modernizada, aprimorando o conforto dos passageiros e preparando nossas cidades para um futuro promissor”, ressalta.

Voos internacionais e domésticos

O crescimento na movimentação de passageiros se reflete tanto nos voos internacionais quanto nos domésticos. Até abril, os voos internacionais registraram 9,5 milhões de passageiros, um aumento de 15% em relação a 2019. Já os voos domésticos chegaram a 31,6 milhões, apresentando um leve aumento de 0,7% em comparação ao mesmo período pré-pandemia.

Movimentação de passageiro em abril

Em abril de 2025, foram processados 7,9 milhões de passageiros no mercado doméstico e 2,1 milhões no internacional, totalizando cerca de 10 milhões de pessoas. Essa quantidade representa um aumento de 9,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Notavelmente, o mercado internacional superou pela primeira vez a barreira de 2 milhões de passageiros em abril, desde o começo da série histórica em 2000. O secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, destaca que “o crescimento expressivo no fluxo internacional demonstra a evolução contínua da aviação civil brasileira, estimulando nossos esforços para aprimorar a infraestrutura e apoiar o setor”.

Movimentação de carga

Além dos passageiros, a movimentação de carga aérea também apresentou números positivos. Nos primeiros quatro meses do ano, foram registradas 437 mil toneladas, um volume superior ao período anterior à pandemia, que foi de 386 mil toneladas. Em abril, a carga transportada em voos internacionais alcançou 74,8 mil toneladas, um aumento de 4,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. Contudo, a carga doméstica caiu para 35,9 mil toneladas, refletindo uma diminuição de 12,5% comparado a abril de 2024.

Esses dados são um panorama do crescente dinamismo do setor aéreo no Brasil. Queremos saber sua opinião: você já notou essa mudança na aviação brasileira? Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências! Estamos curiosos para ouvir você!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Viúvo de mulher que morreu após nadar em piscina: ‘Sentia o peito arder’

Vinícius de Oliveira, viúvo de Juliana Bassetto, relembra que, após cerca de 15 minutos nadando na piscina da academia C4 Gym, no Parque...

Drones fazem Aeroporto de Guarulhos ser fechado por duas horas

Meta descrição: Drones sobrevoaram o Aeroporto de Guarulhos, levando ao fechamento por duas horas. Voos foram redirecionados e cancelados; polícia e COE agiram...

Bombeiros de SP vão até Manaus para auxiliar nas buscas de naufrágio

Governo de São Paulo enviou o Grupamento de Bombeiros Marítimo, o GBMar, para apoiar as buscas subaquáticas do naufrágio da embarcação Lima de...