Congresso tem dois projetos em andamento contra filmagem íntima

Publicado:

O Congresso Nacional tramita com duas propostas que buscam aumentar a pena do servidor do Ministério da Cultura investigado por gravar mulheres em locais públicos e privados.

Recentemente, Pablo Silva Santiago, de 39 anos, foi alvo de busca e apreensão pela Polícia Civil do Distrito Federal. Ele possuía mais de mil vídeos gravados em sanitários de várias residências.

pablo silva santiago 2

pablo silva santiago 2

img20250430103909029

3 de 4

Ministra da Cultura, Margareth Menezes, ficou assustada com o caso

Esplanada dos Ministerios tem preparativos para 7 de setembro 2

4 de 4

Ministra pediu varredura no prédio do ministério

O projeto mais avançado, de autoria de José Guimarães, já foi aprovado pela Comissão de Comunicação do Senado e se encontra na Comissão de Constituição e Justiça, aguardando a escolha de um relator.

A proposta atualiza o Código Penal, tornando crime a fotografia ou filmagem de relações sexuais ou cenas sensuais sem consentimento, mesmo que as pessoas estejam vestidas.

Atualmente, a lei proíbe o registro de nudez ou atos sexuais sem autorização, mas não aborda a gravação em contextos não sexuais.

Texto na Câmara

A Câmara possui outra proposta pronta para votação, que aborda gravações sem autorização e aumenta as penas para extorsão relacionada à divulgação de imagens íntimas. A pena proposta varia de um a dois anos de detenção, além de multa.

Varredura em ministério

A Polícia Federal realizou varreduras nos banheiros do Ministério da Cultura após o afastamento do servidor investigado. As buscas foram feitas de forma cautelosa e, até o momento, nada foi encontrado.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso suspeito de matar esposa espancada e alega que companheira foi vítima de envenenamento

Um homem de 35 anos, natural de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia, foi preso como principal suspeito da morte de sua esposa,...

PL contestará decisão de Motta e Alcolumbre sobre recesso parlamentar

A deputada Bia Kicis, do Partido Liberal (PL), anunciou neste domingo (20/7) que seu partido vai contestar a decisão de Hugo Motta, presidente...

Apoiadores de Bolsonaro se reúnem em buzinaço em Salvador para protestar contra decisão de Moraes: “Nos multiplicamos”

Na manhã deste domingo (20), apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro se reuniram em Salvador, impulsionados pela mobilização do grupo conservador Bahia Direita. O...