Veja os possíveis traçados do VLT estudados pelo governo Jerônimo

Publicado:


BAHIA

Expansões planejadas do VLT têm como destino a Ribeira, o Comércio e Alagoinhas

Por Lula Bonfim

05/06/2025 – 17:15 h

Governo Jerônimo pensa levar o VLT de Salvador até Alagoinhas

O governo de Jerônimo planeja levar o VLT de Salvador até Alagoinhas –

A construção do VLT em Salvador avança rapidamente em três trechos já contratados: da Calçada à Ilha de São João, de Paripe a Águas Claras, e de Águas Claras à orla de Piatã. Até o momento, a obra da Calçada está 22,32% concluída, a de Paripe tem 14,31% e a terceira se encontra ainda em estágio inicial, com 1,79%.

No entanto, a ambição da gestão estadual vai além. Enquanto finaliza um traçado de 36,4 km entre o Subúrbio e a Orla Atlântica, o governo também estuda ampliações em três frentes distintas.

Comércio

A primeira dessas frentes, que está mais próxima de se tornar realidade, é a extensão do VLT da Estação da Calçada até o bairro do Comércio. Este trajeto de 3,6 km passaria pela Feira de São Joaquim, pelo Terminal de Ferry-Boats e pelo Instituto do Cacau, finalizando no Terminal da França.

As fases de estudo para essa ampliação estão em andamento, agora com o recebimento de recursos do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Imagem ilustrativa da imagem Veja os possíveis traçados do VLT estudados pelo governo Jerônimo

| Foto: Reprodução

Ribeira

Outra proposta em análise é um traçado circular que incluiria a Ribeira e o Bonfim, partindo da Estação da Calçada. Essa extensão de 3 km visa sanar um gargalo no transporte público identificado pela CTB, que considera a região carente de atendimentos adequados por ônibus.

O percurso passaria nas proximidades do Santuário de Nosso Senhor do Bonfim e chegaria até o Terminal de Passageiros da Ribeira, retornando por uma rota alternativa até a Calçada.

Imagem ilustrativa da imagem Veja os possíveis traçados do VLT estudados pelo governo Jerônimo

| Foto: Reprodução

VLT Metropolitano

Por fim, o que promete ser um dos maiores avanços é o projeto do VLT Metropolitano. Com o objetivo de conectar Salvador a Camaçari, passando por Simões Filho, essa linha facilitará o deslocamento de trabalhadores entre a capital e o Polo Petroquímico.

A primeira fase desse projeto contará com cerca de 30 km, mas a intenção é expandir essa malha para mais de 100 km, alcançando localidades como Dias D’Ávila, Mata de São João, Pojuca e Catu, até chegar a Alagoinhas.

Até agora, foram aprovados R$ 16 milhões no novo PAC para o desenvolvimento do anteprojeto. Recentemente, Jerônimo solicitou apoio financeiro ao Banco dos BRICS para impulsionar a realização da obra.

Imagem ilustrativa da imagem Veja os possíveis traçados do VLT estudados pelo governo Jerônimo

| Foto: Reprodução

Compartilhe essa notícia com amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Siga nossas redes

“`

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Intoxicação por metanol chega a quase 200 casos no Brasil, com 13 mortes

O Ministério da Saúde registrou 195 notificações de intoxicação por metanol no Brasil até o último sábado. A maioria dos casos está relacionada...

Estado de São Paulo confirma segunda morte por intoxicação causada por metanol

O governo de São Paulo confirmou, neste sábado (4), a segunda morte por intoxicação por metanol. As vítimas são dois homens, de 46...

Polícia Civil do RJ faz operação contra bebidas adulteradas após aumento de casos de intoxicação por metanol

Neste sábado, 4 de outubro, a Polícia Civil do Rio de Janeiro desencadeou uma operação para combater a fabricação e o comércio de...