‘Todo mundo sabia do problema do INSS e o Rui Costa sabe disso’, diz o ministro da CGU, Vinicius Carvalho

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em uma declaração contundente, o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Carvalho, trouxe à tona um assunto delicado: as fraudes no INSS. Ele não apenas afirmou que o governo tinha ciência das investigações, mas também apontou diretamente para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, dizendo que “sabia do problema”. Essa afirmativa foi uma resposta às críticas que surgiram após uma operação da CGU, que, em colaboração com a Polícia Federal, expôs novas fraudes e provocou um desgaste considerável ao governo federal.

Carvalho sublinhou que “todo mundo sabia do problema” e que a CGU estava atenta, realizando auditorias desde 2021. Segundo ele, os acordos de cooperação técnica com entidades envolvidas nas fraudes já haviam sido assinados durante o governo anterior, mas os problemas realmente começaram a emergir em 2023.

O ministro fez questão de esclarecer que sua postura frente à corrupção é de total rigor, seguindo as diretrizes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Fingir que não vimos ou apenas adotar medidas paliativas não é uma opção”, declarou Carvalho. Ao invés disso, a CGU optou por investigar, punir e ressarcir os aposentados que foram lesados.

Além disso, Carvalho reafirmou a imparcialidade da CGU, negando qualquer acusação de seletividade nos procedimentos contra entidades ligadas ao governo, como a Conafer e a Contag. “Todas as entidades que praticarem atos de corrupção serão responsabilizadas”, garantiu.

Por fim, o ministro sugeriu que mudanças nos descontos em folha para aposentados e pensionistas são necessárias. Ele indicou que a interrupção desses descontos pode ser a solução mais viável, embora essa decisão dependa do Congresso Nacional.

Quais são suas opiniões sobre as declarações do ministro? Acredita que as medidas são suficientes para combater a corrupção no INSS? Deixe seu comentário abaixo e participe da discussão!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vendas no Natal devem movimentar R$ 85 bi na economia brasileira, mostra pesquisa

As vendas no varejo brasileiro para o Natal de 2025 devem gerar um impacto de R$ 84,9 bilhões na economia. Essa informação é...

Inflação do aluguel cai 0,11% em 12 meses, primeiro recuo desde maio de 2024

A inflação do aluguel, medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), apresentou uma queda de 0,11% no acumulado de 12 meses,...

Brasil criou mais de 85 mil vagas em outubro, aponta Caged

O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou nesta quinta-feira (27) os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referente ao mês...