TJ-BA e CNJ realizam encontro nacional sobre conflitos fundiários com participação de Edson Fachin

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Entre os dias 9 e 11 de junho de 2025, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) irão realizar um evento marcante: o Encontro Anual das Comissões de Soluções Fundiárias. Sob a coordenação do conselheiro e desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, este encontro reunirá magistrados, representantes do Poder Executivo e especialistas em um diálogo fundamental sobre a Resolução CNJ nº 510/2023. Esta norma estabelece novas diretrizes para a mediação de conflitos fundiários coletivos, priorizando soluções que respeitam os direitos humanos.

Uma das grandes inovações deste evento é sua realização fora de Brasília, simbolizando o início da itinerância da Comissão Nacional de Soluções Fundiárias. Essa mudança visa aproximar as discussões e permitir uma maior interação entre os profissionais envolvidos na implementação da política judiciária.

A programação está repleta de atividades enriquecedoras, destacando-se a palestra magna do Ministro Edson Fachin, vice-presidente do STF e do CNJ, considerado uma das maiores autoridades em direitos fundiários. Além disso, o evento contará com uma oficina prática em mediação de conflitos, sob a orientação das professoras Deanna Parish e Ana Carolina Riella, da Universidade de Harvard. Nessa oficina, os participantes terão a oportunidade de se envolver em casos simulados que os capacitarão para enfrentar desafios reais.

O encontro ocorrerá no auditório do TJ-BA, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com início previsto para às 9h do dia 9. Este é um momento crucial para a construção de um ambiente mais justo e pacífico nas questões fundiárias, e sua presença faz toda a diferença.

Participe desta troca de experiências rica e significativa! Deixe seu comentário sobre o que espera desse encontro ou como acredita que a mediação de conflitos fundiários pode impactar a sociedade.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fortes chuvas adiam início de aulas em Ribeira do Amparo

O início das aulas da rede municipal de Ribeira do Amparo, na divisa da Bahia com Sergipe, foi adiado após fortes chuvas atingirem o...

Aves silvestres são resgatadas em ‘feira do rolo’ em Serrinha

Quatro pássaros silvestres de diferentes espécies foram encontrados e resgatadas por policiais militares da CETO do 16º BPM, no centro comercial de Serrinha, no...

Mulher morre e duas ficam feridas após acidente na Bahia

Uma mulher morreu e outras duas ficaram feridas após um carro capotar na rodovia que liga Bagres e Brejo Grande, em Miguel Calmon, na...