Corpus Christi: Arquidiocese celebra solenidade com Missa solene, procissão e tapetes em Salvador e RMS

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na próxima quarta-feira, 19 de junho, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia se prepara para uma das comemorações mais emblemáticas do calendário litúrgico: a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, conhecida como Corpus Christi. Este evento destaca a adoração pública à Eucaristia e contará com uma série de celebrações vibrantes, incluindo Missas e procissões, além da tradicional confecção de tapetes coloridos, que enfeitão as ruas de Salvador e da Região Metropolitana.

A festividade principal será realizada na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, localizada no coração do centro histórico da capital. O dia começa às 8h com a oração das Laudes, seguida pela Missa Solene presidida pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, às 9h.

Após a Missa, os fiéis se unirão em uma procissão que levará o Santíssimo Sacramento da Praça da Sé, passando pelas ruas da Ajuda, Chile e Misericórdia, com uma parada especial em frente à Câmara Municipal para bênção. O cortejo terminará com uma bênção solene no adro da Catedral, celebrando a presença divina que une todos os cristãos.

Além da cerimônia central, as 102 paróquias da Arquidiocese terão suas próprias celebrações ao longo do dia, com Missas e procissões eucarísticas. Muitos fiéis manterão a tradição de criar tapetes ornamentais, utilizando materiais como serragem, cal, areia e flores, para dar boas-vindas à passagem de Jesus Eucarístico.

As paróquias da região estão promovendo diversas atividades. Por exemplo, no Subúrbio Ferroviário, haverá uma Missa conjunta às 7h na Paróquia Jesus Cristo Ressuscitado, seguida de uma procissão pela Avenida Suburbana até Periperi. Na Paróquia do Santíssimo Sacramento, em Itaparica, a celebração às 9h incluirá procissão e tapetes. Em Saramandaia, a Comunidade Divina Misericórdia também realizará Missa e procissão, assim como no Centro Sagrada Família, em Valéria, e na Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, com várias Missas ao longo do dia.

O Cardeal Dom Sergio da Rocha ressalta que esta celebração é uma poderosa expressão de fé e unidade. “Corpus Christi é uma oportunidade de testemunhar a centralidade da Eucaristia na vida cristã e reforçar os laços que nos unem como Igreja”, afirmou em uma declaração.

Convidamos você a se juntar a este momento de fé e devoção. Comente abaixo como você ou sua comunidade irão celebrar esta linda tradição!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ceni celebra recorde no Baiano, comenta cobrança da torcida e cobra atenção ao Bahia antes da Liberta

O Bahia encerrou a primeira fase do Campeonato Baiano com vitória e desempenho dominante. Na noite deste sábado, em Estádio de Pituaçu, o Tricolor...

Com show de Everaldo, Bahia vence o já rebaixado Atlético de Alagoinhas no Baianão

Em jogo válido pela 9ª e última rodada da fase classificatória do Baianão 2026, o Bahia foi até Pituaçu na noite deste sábado (21),...

Polícia resgata 18 aves silvestres em operação contra o comércio ilegal em Dias d’Ávila

A Polícia Militar da Bahia, por meio da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA), realizou a apreensão de 18 aves silvestres na manhã...