Múmia de mais de mil anos é descoberta por acaso por trabalhadores em Lima

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em uma manhã comum em Lima, Perú, trabalhadores que escavavam para a instalação de um gasoduto se depararam com uma descoberta extraordinária: uma múmia com mais de mil anos de antiguidade. Este achado inusitado aconteceu quando a equipe da empresa Cálidda, ao escavar a 50 centímetros de profundidade, encontrou indícios de um antigo enterro pré-hispânico, revelando um tronco de madeira de guarango que funcionava como marcador de túmulos, segundo o arqueólogo Jesús Bahamonde, coordenador científico da organização.

A surpresa aumentou à medida que os operários avançavam na escavação, chegando a 1,20 metros. Diante deles estava um fardo funerário, que mais tarde se revelou ser de um menino entre 10 e 15 anos. O corpo, em posição sentada e cercado por cabaças, estava amarrado com cordas. Ao seu lado, nove objetos de cerâmica – tigelas, pratos, garrafas e cântaros adornados com figuras geométricas e representações de pescadores – contavam histórias de uma culture rica e complexa.

Esses vestígios pertencem à cultura pré-incaica Chancay, que floresceu entre os séculos XI e XV. O local da descoberta, na avenida do distrito de Puente Piedra, outrora um cemitério que foi progressivamente coberto por terra, continua revelando seus segredos millenares. Desde 2004, a Cálidda já registrou mais de 2.200 achados arqueológicos acidentais, refletindo a importância de se preservar a história em uma cidade com mais de 10 milhões de habitantes, onde há mais de 500 sítios arqueológicos em sua extensão.

Esta emocionante descoberta ressalta o valor das práticas arqueológicas e a necessidade de se contratar profissionais quando serviços de perfuração são realizados, garantindo que a rica herança cultural peruana continue a ser estudada e valorizada. O que mais poderá surgir das profundezas do solo de Lima? É uma questão que certamente aguçará a curiosidade de muitos entusiastas da história e da arqueologia.

Você o que pensa sobre essa incrível descoberta? Compartilhe seus comentários e vamos juntos explorar as fascinantes histórias do nosso passado!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ataque a tiros em evento judaico na Austrália deixa 12 mortos

Um ataque a tiros na praia de Bondi, em Sydney, durante uma celebração de Hanukkah, deixou 12 mortos, incluindo um dos atiradores. O...

Austrália classifica ataque a tiros em Sidney como ‘terrorista’

A polícia de New South Wales classificou o tiroteio ocorrido em uma praia de Sydney como um ataque terrorista dirigido à comunidade judaica,...

Saiba quem é o homem que desarmou um dos atiradores de ataque na Austrália

Um vídeo que mostra um pedestre desarmando um dos atiradores durante o ataque ocorrido neste domingo na praia de Bondi, em Sydney, ganhou...