Com popularidade em queda, Lula vai a “carnaval” político na Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Com a popularidade em baixa, o presidente Lula decidiu intensificar sua presença em eventos importantes pelo Brasil. Em um momento estratégico, ele reservará um espaço especial na sua agenda para participar das celebrações da Independência da Bahia, conhecidas como Dois de Julho. Este evento, que marca a expulsão definitiva das tropas portuguesas do território, reúne um vibrante desfile cívico e cultural nas ruas de Salvador, e promete ser um marco na sua tentativa de reconquistar o apoio popular.

Lula é esperado ao lado de aliados do PT, em meio a uma multidão que incluirá políticos de diversas partes do Nordeste e representantes de movimentos sociais, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Este ambiente festivo servirá não apenas para relembrar a histórica luta pela independência, mas também para reforçar a conexão do presidente com as bases populares.

Durante a edição anterior da comemoração, Lula já havia evocando a dualidade da independência brasileira, propondo a transformação do 2 de Julho em uma data oficialmente reconhecida ao lado do 7 de Setembro. O presidente argumentou que a celebração de setembro é fruto de um “conchavão” da Coroa portuguesa. Com suas palavras, ele buscou recontar a história do Brasil sob outra perspectiva, destacando a importância dos “heróis anônimos”, especialmente mulheres, que lutaram pela liberdade.

“Nós tivemos a verdadeira Independência do Brasil, que foi o resultado final da expulsão dos últimos portugueses, no 2 de julho, em Salvador, na Bahia. Agora, vou tentar transformar os dois dias em ato oficial da Independência e vamos ter que recontar a história desse país”, declarou o presidente.

Este movimento de Lula reflete um desejo profundo de renovação e de conexão com as raízes do povo brasileiro. À medida que a data se aproxima, as expectativas aumentam, e a pergunta que fica no ar é: como será recebido esse apelo pela mudança em um Brasil que busca constantemente por diálogo e união entre seus cidadãos? Convidamos você a compartilhar suas reflexões sobre o papel do Dois de Julho na agenda política de Lula e o que essa data representa para você. Vamos conversar!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DF tem 882 vagas nesta terça (13/1). Salários chegam a R$ 3,5 mil

As agências do trabalhador do Distrito Federal abriram nesta terça-feira (13/1) 882 vagas para quem busca emprego, com salários que chegam a R$...

Motorista com camisa “bebo pra ficar ruim” mata homem atropelado na BA

Motorista embriagado atinge mototaxista e deixa vítima em Salvador; camiseta chamativa ganha destaque Um mototaxista identificado como José Rivaldo Santana...

Edílson Capetinha, Babu Santana e ex-BBB Ana Paula Renault são confirmados no Big Brother Brasil; confira lista

Big Brother Brasil 2026 já tem lista de participantes oficiais divulgada. O reality da Globo estreou nesta segunda-feira (12) e confirmou 21 nomes...