Professores aceitam nova proposta do GDF e encerram greve da categoria

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Após 23 dias de intensa luta, os professores das escolas públicas do Distrito Federal decidiram, em uma assembleia quente e decisiva, encerrar a greve. O momento foi marcado por uma votação apertada, realizada no estacionamento entre o Eixo Cultural Ibero-Americano e a Torre de TV, na manhã desta quarta-feira (25/6). A nova proposta do governo local foi aceita, trazendo esperanças renovadas para a categoria.

O Governo do Distrito Federal (GDF) comprometeu-se a nomear pelo menos 3.000 educadores aprovados em concursos da Secretaria de Educação até dezembro deste ano. Atualmente, a rede pública enfrenta uma grave carência, com cerca de 15.000 professores temporários e 9.420 efetivos. O retorno ao trabalho representa não apenas um alívio para os educadores, mas também para os alunos e escolas que sentiam o impacto da paralisação.

Veja imagens da assembleia-geral:

assembleia dos professores 1

assembleia dos professores 1

assembleia dos professores 3

assembleia dos professores 2

greve dos professores sinpro 2025

Além deste importante avanço, o governo local também se comprometeu a dobrar os valores das gratificações por titulação de pós-graduação e a não penalizar os grevistas com cortes de pontos, uma mudança significativa em relação às diretrizes iniciais do governador Ibaneis Rocha. Esses ajustes começarão a ser aplicados em janeiro de 2026, oferecendo uma perspectiva mais justa para os educadores.

A greve, que teve início em 2 de junho, mobilizou o Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) em uma batalha por uma atualização salarial de 19,8%, reestruturação da carreira e nomeação de aprovados em concurso. A pressão aumentou quando o Tribunal de Justiça do DF autorizou o corte de ponto dos servidores, levando a uma resposta decisiva do GDF.

Após discussões intensas, uma nova proposta foi elaborada. O governador Ibaneis Rocha mencionou a importância do diálogo e se comprometeu a tratar a situação com seriedade. As mudanças na legislação proposta incluem progressões salariais a partir de 2026 e a abertura de novos concursos públicos para o magistério, demonstrando uma recuperação das promessas não cumpridas de administrações anteriores.

O GDF salientou que a valorização do trabalho docente é uma prioridade e que cerca de 220 mil servidores ativos e inativos receberão um reajuste linear de 6% na folha de julho. Este é um passo importante para garantir que os educadores recebam o tratamento justo que merecem, enquanto a comunidade escolar se organiza para um reinício revitalizado das aulas.

O que você pensa sobre essa nova proposta e os rumos da educação no Distrito Federal? Deixe seu comentário e participe da conversa!

“`

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Justiça do Rio reverte decisão e determina que Giovanna Ewbank e Fernanda Paes Leme alterem nome do podcast

A 13ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiu a favor da MCP Produções e Comércio, reformando...

Câmara de SP aprova LDO com orçamento de R$ 138,6 bilhões

Resumo: A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, em segunda votação, a LDO para 2027, fixando um orçamento de R$ 138,6 bilhões. A...

Caso Master: há quem se constranja no STF?

Tema de ética e possível corporativismo volta a acender o debate no STF, após revelações envolvendo Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e o...