STF marca audiências de testemunhas da ação penal do Núcleo 2 por tentativa de golpe

Publicado:

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), agendou as audiências das testemunhas na Ação Penal (AP) 2693, que investiga o Núcleo 2 por tentativa de golpe de Estado. Os depoimentos ocorrerão por videoconferência entre 14 e 21 de julho, representando um passo significativo em um caso que atraiu a atenção do país.

Este grupo de seis réus é acusado de elaborar a famosa “minuta do golpe”, de vigiar o ministro Alexandre de Moraes e de coordenar ações com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para dificultar o voto de eleitores do Nordeste nas eleições de 2022. As acusações incluem tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, participação em organização criminosa armada e deterioração de patrimônio tombado.

No dia 14 de julho, as testemunhas de acusação serão ouvidas a partir das 9h, incluindo o tenente-coronel Mauro Cid, que firmou um acordo de colaboração premiada. A audiência dará início ao depoimento de um total de 118 testemunhas indicadas, com algumas delas sendo comuns a mais de um réu.

É importante notar que testemunhas com prerrogativa de foro, como senadores e deputados, terão a liberdade de escolher o local e o horário para prestar seus depoimentos, e as defesas terão cinco dias para solicitar mudanças no agendamento. Contudo, o ministro rejeitou pedidos de oitiva de figuras como Walter Braga Netto e Jair Bolsonaro, destacando que a jurisprudência do Supremo impede que corréus sejam ouvidos como testemunhas em processos conexos.

Além disso, o ministro Moraes não aceitou diversas preliminares apresentadas pelas defesas, que já haviam sido analisadas anteriormente e rejeitadas pela Primeira Turma do STF. Vale ressaltar que, devido à natureza da ação penal, os prazos processuais não serão suspensos em julho, dado que se trata de um processo com réus presos.

Esse desdobramento nos processos judiciais levanta muitas questões. O que você pensa sobre a velocidade e as decisões da Justiça nesse caso? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia apreende remédio emagrecedor falsificado no litoral de SP

Uma ação da Polícia Civil em Santos, litoral de São Paulo, resultou na apreensão de remédios emagrecedores falsificados nesta terça-feira. As ampolas de...

Após operação com mais de 60 mortos, governo federal comunica reunião emergencial com Cláudio Castro

Na noite desta terça-feira (28), o governo federal anunciou uma reunião emergencial com o governador do Rio...