Quaest: 50% dos deputados veem oposição favorita para eleições de 2026

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Uma pesquisa realizada pela Quaest, publicada recentemente, revela que metade dos deputados federais acredita que um candidato da oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o favorito para as eleições presidenciais de 2026. Neste cenário, 35% veem Lula como o principal concorrente à reeleição, enquanto 15% dos entrevistados optaram por não se pronunciar sobre a questão.

Surpreendentemente, 68% dos deputados afirmaram que Lula tentará um novo mandato, em contraste com 21% que acreditam que ele não será candidato. Nesse contexto, o nome mais citado para a disputa foi o de Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, mencionado por 29% dos entrevistados. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece logo atrás, com 13% das preferências.

Pior Avaliação do Governo

O panorama para o governo Lula não é otimista. A pesquisa aponta que 46% dos deputados avaliam sua administração de forma negativa, a pior classificação desde o início do seu mandato em 2023, considerando uma margem de erro de 4,5 pontos. Apenas 27% avaliam positivamente a gestão, enquanto 24% a consideram “regular”.

Entre os deputados independentes, os índices de desaprovação aumentaram drasticamente, subindo 24 pontos em dois anos – de 20% em 2023 para 44% atualmente. A avaliação positiva nesse grupo caiu de 18% para 8%, mostrando um descontentamento crescente. Por outro lado, os apoiadores do governo mantêm uma aprovação de 71%, com apenas 2% avaliando negativamente.

Nenhum deputado da oposição considera a gestão Lula positiva, com 96% avaliando-a negativamente, um aumento em relação a 94% em 2023.

Globalmente, 51% dos deputados veem a relação do governo com o Congresso como negativa, um aumento em comparação aos 41% registrados no ano anterior. Apenas 18% a consideram positiva.

Posições Ideológicas

Quando analisadas as posições ideológicas, 84% dos deputados de esquerda avaliam o “Lula 3” positivamente, ao passo que 86% da direita a veem de maneira negativa. Entre os centristas, 53% consideram a gestão regular, enquanto 24% a avaliam negativamente e 23% positivamente.

Em termos regionais, a desaprovação é predominante nas quatro das cinco regiões do país, exceto no Nordeste, onde há um empate técnico: 37% aprovam e 33% reprovam o governo.

No Sudeste, 51% dos parlamentares avaliam negativamente o governo, assim como 57% no Sul e 47% no Centro-Oeste/Norte. A avaliação positiva, no entanto, permanece com porcentagens de 24% no Sudeste, 21% no Sul e 20% no Centro-Oeste/Norte.

A pesquisa foi realizada entre 7 de maio e 30 de junho de 2025, com a participação de 203 deputados, o que representa 40% da composição da Câmara.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com Zelensky, Trump adota tom otimista, mas vê entraves na negociação

Trump afirma que negociações de paz Rússia-Ucrânia avançaram, com possibilidade de cessar-fogo em semanas O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que as...

Embaixada cria “Putin Noel” que dá presentes inusitados a presidentes

Vídeo satírico em IA mostra Putin como Papai Noel distribuindo presentes a líderes globais Três dias após o Natal, a Embaixada da Rússia no...

Bolsonaro apresenta nova crise de soluções e tem aumento de pressão durante nova cirurgia

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou por nova crise de soluços e elevação da pressão arterial na noite de sábado (27) após passar...