PT vai atuar por reeleição de Lula, diz Edinho Silva após vitória

Na última segunda-feira, 7 de julho, Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara (SP), foi escolhido como o novo presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT). Sua eleição seguiu o Processo de Eleições Diretas (PED) realizado no dia anterior, que definiu os novos líderes do partido em diversos níveis. Em sua primeira coletiva, Silva enfatizou que o principal objetivo será construir a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026.

“É evidente que o centro da nossa atuação hoje é a construção da reeleição do presidente Lula. Estamos definindo nossa tática eleitoral, articulando com os novos dirigentes estaduais para cada região, a fim de fortalecer a candidatura do presidente e apoiar o governo”, declarou Edinho.

Com o respaldo implícito de Lula e pertencente à corrente majoritária Construindo um Novo Brasil (CNB), Edinho venceu na disputa interna outros três candidatos: Rui Falcão (SP), da corrente Novo Rumo; Valter Pomar, da Articulação de Esquerda; e Romênio Pereira, do Movimento PT. Em sua coletiva, Edinho destacou a importância de revitalizar as bandeiras históricas do partido.

“O PT precisa debater a importância da democracia e traduzi-la ao povo brasileiro. Acredito que devemos revitalizar bandeiras como a democracia direta, o orçamento participativo e a participação popular”, afirmou.

Além disso, Edinho ressaltou a necessidade de alinhamento com pautas do governo, como a reforma tributária. “Neste momento, o governo está liderando o debate sobre justiça tributária. O presidente Lula está à frente desse processo, defendendo um país mais justo e sem privilégios, onde a justiça tributária se torna realidade para todos”, destacou.

A proclamação dos resultados ocorreu mesmo diante da indefinição sobre o pleito em Minas Gerais, que foi alvo de judicialização. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) derrubou uma liminar, permitindo a realização da eleição no estado.

Com uma trajetória que inclui liderar o PT entre 2009 e 2013, Edinho também foi deputado estadual por São Paulo (2011–2015), ministro da Secretaria de Comunicação Social no governo Dilma Rousseff e coordenador da campanha de Lula em 2022. Ele governou Araraquara em quatro mandatos (2001–2008 e 2017–2024) e possui formação em Sociologia pela Unesp, além de mestrado em Engenharia de Produção pela UFSCar.

Com a vitória, Silva assume o lugar do senador Humberto Costa (PE), que estava na presidência interina desde a saída de Gleisi Hoffmann, atual ministra da Secretaria de Relações Institucionais do governo federal.

ARTIGOS RELACIONADOS

Governo e Motta acertam envio de proposta que aumenta o limite do MEI

Resumo: o governo deve enviar à Câmara dos Deputados até quarta-feira (24/6) um projeto para elevar o teto de faturamento do Microempreendedor Individual...

Preso, Brennand vai se casar com Karina Kufa, ex-advogada de Bolsonaro

O empresário Thiago Brennand, já condenado por crimes sexuais, permanece preso e vai se casar com a advogada Karina Kufa, conhecida por atuar...

Lula consolida distância sobre Flávio Bolsonaro; Confira a diferença dos números de cinco institutos diferentes

Entre 10 e 21 de junho, cinco levantamentos de pesquisas de opinião — Genial/Quaest, BTG/Nexus, CNT/MDA, Futura/Apex e Datafolha — mostram Lula à...