CAMPO GRANDE (MS): Vacina contra gripe disponível nas unidades de saúde da capital protege contra H1N1, H3N2 e tipo B

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A vacinação contra a gripe já começou em Campo Grande e está disponível em mais de 70 Unidades de Saúde. Este é um alerta especial para os moradores da capital e da região metropolitana: proteger-se com a vacina que combate os vírus H1N1, H3N2 e tipo B é fundamental para todos, especialmente para os grupos mais vulneráveis.

A meta é imunizar 90% do público prioritário, incluindo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e idosos acima de 60 anos. Outros grupos também são encorajados a se vacinar, como trabalhadores da saúde, professores, e pessoas com doenças crônicas. Não esqueça: as doses aplicadas para esses outros grupos serão contabilizadas.

Apesar do esforço em alcançar a meta, os dados mostram que a influenza ainda circula intensamente no Brasil. No Mato Grosso do Sul, entre janeiro e junho deste ano, houve 765 casos de Síndrome Respiratória Aguda por influenza, resultando em 128 óbitos. Por isso, o apelo pelos gestores de saúde é contundente: não deixe de se vacinar.

Neste ano, a taxa de vacinação entre gestantes, crianças e idosos em Campo Grande está em apenas 49%. O diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, destaca que a infraestrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) permite acesso fácil às vacinas. Com mais de 35 mil salas de vacina, a maioria em postos de saúde, você pode se vacinar no local mais próximo e atualizar sua caderneta.

Ao garantir a dose da vacina trivalente, você se protege e ajuda a prevenir entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos pela gripe. Não perca a oportunidade de se manter seguro. Dirija-se a uma Unidade Básica de Saúde munido da sua Caderneta de Vacinação ou de um documento com foto e aproveite a imunização!

Separe um momento do seu dia e faça a sua parte pela saúde coletiva. Comente abaixo como você tem se protegido e incentive amigos e familiares a tomarem a vacina também!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...