UFRB e DNIT criam um laboratório móvel para pesquisas em rodovias baianas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em uma iniciativa inovadora, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) uniram forças para criar um caminhão-laboratório, que atuará como um verdadeiro centro de pesquisa itinerante. Com o objetivo de analisar rodovias baianas e prever acidentes, esse projeto ambicioso promete transformar a forma como monitoramos as estradas.

Equipado com tecnologia de ponta, como a viga Benkelman e o Falling Weight Deflectometer, o caminhão realiza testes dinâmicos no pavimento. Esses equipamentos medem a deflexão da via, avaliando sua capacidade de suporte e contribuindo para estratégias de manutenção eficientes.

Além de sua avançada tecnologia, o caminhão-laboratório oferece um ambiente de trabalho completo. Ele conta com estufa, frigobar, banheiro feminino, ar-condicionado, energia solar com placas fotovoltaicas, gerador e internet via satélite, garantindo conforto e funcionalidade para os pesquisadores em campo.

Mario Sergio de Souza Almeida, analista em Infraestrutura de Transportes do DNIT e professor da UFRB, salienta que essa inovação é fundamental para o programa PRO-MeDiNa na Bahia, que monitora 15 segmentos experimentais. Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, diretor de Planejamento e Pesquisas do DNIT, complementa ao afirmar que essa parceria representa um avanço significativo nos projetos de infraestrutura, permitindo resultados com maior precisão.

Desde 2015, DNIT e UFRB vêm colaborando com a criação do Laboratório de Pavimentação da UFRB (PaveLab_UFRB), fortalecendo laços que visam a melhoria contínua das rodovias no estado. O futuro já chegou, e ele está a caminho!

O que você acha dessa nova abordagem para as pesquisas em estradas? Deixe sua opinião nos comentários!

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Motociclista de 62 anos morre após colisão com caminhonete no interior baiano

Um idoso de 62 anos morreu após um acidente na BA-395, entre a sede de Tucano e o distrito de Caldas do Jorro,...

VÍDEO: Jerônimo Rodrigues decreta ponto facultativo na próxima segunda-feira devido a jogo do Brasil

Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia (PT), confirmou, por meio de decreto, ponto facultativo para as repartições públicas estaduais na próxima segunda-feira, 29, em...

Homem é preso após estuprar criança de 11 anos no Sul da Bahia

Um homem de 19 anos foi preso pela Polícia Civil após suposto estupro de uma menina de 11 anos em Buerarema, no sul...