Senadores brasileiros vão a Washington para negociar tarifa de 50% imposta pelos EUA

Publicado:

Uma delegação suprapartidária de senadores brasileiros chegou a Washington, nos Estados Unidos, com um objetivo claro: negociar contra a proposta de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, um plano colocado em prática por Donald Trump e que pode começar a vigorar já na próxima sexta-feira, dia 1º. Essa tarifa, conhecida como “tarifaço”, promete gerar impactos negativos significativos para a economia de ambos os países.

A missão diplomática, que conta com a participação de oito senadores de diferentes partidos, se desdobra em uma agenda intensa até quarta-feira, dia 30. No primeiro momento, os senadores se reunirão com empresários americanos que têm investimentos no Brasil, além de empresários brasileiros que atuam nos Estados Unidos. O objetivo é ilustrar os efeitos adversos que essa medida pode causar na economia.

Entre os senadores, destacam-se nomes como Nelsinho Trad (PSD-MS), Tereza Cristina (PP-MS), Jaques Wagner (PT-BA), e Marcos Pontes (PL-SP). A diversidade política do grupo reflete a importância da causa para o Brasil. Em uma segunda etapa, os parlamentares buscarão diálogo com autoridades e congressistas norte-americanos, em um esforço para mitigar a proposta.

O desfecho da missão ocorrerá na quarta-feira com um encontro na Sociedade das Américas e uma coletiva de imprensa na embaixada brasileira. Essa ação se alinha aos esforços coordenados pelo governo federal, liderados pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, além de uma futura missão que está sendo organizada por empresários do setor industrial.

O que você pensa sobre essa batalha comercial? Deixe seu comentário e compartilhe suas ideias sobre o impacto dessa tarifa nas relações Brasil-EUA!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Queda no preço dos alimentos vai permanecer, diz ministro do Desenvolvimento Agrário

As famílias brasileiras sentiram um alívio nas finanças em agosto, conforme destacou o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, em...

Previsão de déficit primário de 2025 cai de R$ 70,877 bi para R$ 69,990 bi no Prisma Fiscal

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda revelou uma leve redução na previsão do déficit primário para o...

CPI vai recorrer de decisão do STF que desobrigou ‘Careca do INSS’ de depor

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu recorrer da decisão do ministro...