STF nega seguimento a habeas corpus impetrado por parlamentares em favor de Jair Bolsonaro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu encerrar o habeas corpus apresentado por um grupo de parlamentares a favor do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. Sob a relatoria do ministro Flávio Dino, a decisão foi anunciada na última segunda-feira (28) e questionava as medidas cautelares estabelecidas pelo ministro Alexandre de Moraes, que os autores alegavam como uma violação da liberdade individual do ex-presidente.

Os parlamentares, liderados por João Henrique Miranda Soares Catan e representando 14 estados, incluindo a Bahia, defendiam que as restrições impostas eram “severas e desproporcionais”. Eles argumentaram que essas medidas se apoiavam em ações que não configuravam crimes, como postagens em redes sociais e reuniões diplomáticas.

A suspeição do ministro Alexandre de Moraes foi outro ponto levantado, assim como a suposta violação de princípios fundamentais, como a presunção de inocência e o direito ao contraditório. Os parlamentares também contestaram a extensão das medidas, que se baseavam em atos atribuídos a Eduardo Bolsonaro, sustendo que isso feriria o princípio da responsabilidade penal pessoal.

Em sua análise, o ministro Flávio Dino destacou a jurisprudência do STF, que afirma que o habeas corpus não pode ser utilizado para contestar decisões de ministros ou órgãos da Corte. Ele mencionou precedentes que reafirmam a aplicação da Súmula nº 606, deixando claro que o instrumento constitucional não serve para combater atos ministérios.

Além disso, Dino frisou que Bolsonaro já conta com procuradores devidamente constituídos, o que determina, segundo o Regimento Interno do STF, que o habeas corpus não pode prosseguir sem o consentimento do paciente. “Não se conhecerá de pedido desautorizado pelo paciente”, concluiu o ministro.

O que você pensa sobre essa decisão do STF? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jovem morre dias antes do Natal ao confundir sinais de tumor com gripe

Jovem britânico morre aos 26 anos após batalha contra tumor cerebral agressivo Quando passou a ter tonturas e coriza em meados de 2022, o...

TRF-6 restabelece parte dos benefícios de Bolsonaro e cita risco à dignidade do ex-presidente

TRF-6 suspendeu, em caráter provisório, os efeitos de uma liminar que bloqueava benefícios e direitos vitalícios concedidos a Jair Bolsonaro pelo exercício da...

Homem com Alzheimer é preso por matar esposa com marretadas na cabeça

Uma mulher de 64 anos foi morta após ser atingida na cabeça com golpes de marreta pelo marido, de 79 anos, no Parque...