Ministros, parlamentares e Lula lamentam morte de servidores do IBGE

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A tragédia que resultou na morte de dois servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abalou não apenas suas famílias, mas também toda a nação. Valmir de Souza e Silva e Manoel José de Souza Neto, ambos com 65 anos, perderam a vida em um esforço heroico para conter um incêndio no Setor Habitacional Tororó, próximo à Reserva Ecológica do IBGE, em Brasília.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou sua profunda tristeza pelas redes sociais, enviando suas condolências às famílias e colegas dos falecidos. “Esses trabalhadores estavam cumprindo sua missão com coragem e comprometimento, defendendo o nosso país e a nossa biodiversidade”, afirmou, destacando a importância do serviço prestado por aqueles que lutam pelos recursos naturais.

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) também manifestou seu pesar, elogiando a bravura dos brigadistas. Em uma declaração oficial, a corporação agradeceu a todos os que se arriscam para proteger a sociedade e reafirmou seu compromisso em honrar a memória dos profissionais que se dedicaram a essa causa, reconhecendo o perigo inerente ao combate ao fogo.

“Nesse momento de dor, nos solidarizamos com a equipe do IBGE e nos comprometemos a honrar a memória dos profissionais que fizeram o sacrifício maior. Desejamos que descansem em paz e que Deus, em sua infinita misericórdia, conforte a todos”, acrescentou a nota do CBMDF.

O IBGE não ficou indiferente à tragédia e decretou luto de três dias, enquanto a direção da instituição se empenha em dar suporte às famílias afetadas. Desde a década de 1980, Valmir e Manoel José dedicaram suas vidas a essa importante missão, e suas contribuições não serão esquecidas.

Na tarde do mesmo dia, durante uma cerimônia em celebração à Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas. Em declarações posteriores, ela reconheceu a expertise e a dedicação dos falecidos, ressaltando os desafios enfrentados na luta contra incêndios, uma profissão marcada por altos riscos.

Parlamentares também manifestaram suas condolências. A senadora Leila do Vôlei (PDT), o deputado distrital Fábio Felix (Psol) e o deputado federal Fred Linhares (Republicanos-DF) enviaram mensagens de apoio às famílias, unindo-se ao luto que permeia a comunidade.

O que se sabe até o momento

  • Valmir de Souza e Silva e Manoel José de Souza Neto, ambos de 65 anos, faleceram durante o combate a um incêndio no Setor Habitacional Tororó, nas proximidades da Reserva Ecológica do IBGE.
  • Os servidores eram membros da brigada de incêndio do IBGE e tentaram apagar as chamas utilizando um caminhão-pipa.
  • O incêndio teve início por volta das 10h, e os servidores foram pegos pelo fogo na parte da tarde.
  • O motorista do caminhão não se feriu e não foi identificado.
  • As causas do incêndio ainda estão sob investigação pela 30ª Delegacia de Polícia (São Sebastião).

“O fogo cercou eles”

João Vaz de Melo, um paisagista que estava nas proximidades, foi um dos últimos a ver Valmir e Manoel José com vida. Ele relatou que, mesmo após alertas da comunidade, os brigadistas adentraram a mata tomada pelo fogo, acompanhados pelo caminhão-pipa, numa tentativa de conter as chamas.

“Eles entraram depois de as chamas terem passado. O motorista do caminhão conseguiu sair correndo, mas os dois ficaram com uma mangueira, tentando apagar [o incêndio]. E o fogo cercou eles”, detalhou João, em entrevista ao Metrópoles.

Assista à entrevista:

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Governo estuda aumentar teto de faturamento do MEI para R$ 140 mil até 2028

Resumo rápido: o governo está avaliando assumir protagonismo nas negociações para elevar o teto de faturamento anual dos MEIs para 140 mil reais...

Mitologia grega é cultura, mas desenho de Orixá vira caso de polícia

Em São Paulo, o caso da EMEI Antonio Bento reacende o debate sobre como símbolos religiosos e referências culturais são tratados na escola...

Podcast “A Bahia quer o quê?” estreia segunda temporada para debater interior nas eleições de 2026

A Bahia Notícias estreia nesta terça-feira a segunda temporada do podcast A Bahia quer o quê?, uma iniciativa que amplia o debate sobre...