Trump adia o aumento de tarifas para o México por 90 dias após falar por telefone com presidente mexicana

Publicado:

Em um desdobramento crucial nas relações entre Estados Unidos e México, o presidente Donald Trump decidiu adiar o aumento de tarifas sobre produtos mexicanos por um período de 90 dias. A decisão ocorreu após uma conversa com a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, que, em suas redes sociais, descreveu o diálogo como “muito bom”. Ela ressaltou que o acordo preserva o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (T-MEC), que inclui também o Canadá.

Trump havia imposto uma tarifa de 25% para estimular ações mais rigorosas do México contra o tráfico de fentanil, uma substância que está devastando a saúde pública americana. Contudo, o aumento condicionado de 30% que entraria em vigor nesta sexta-feira foi temporariamente evitado. A presidente mexicana destacou que o novo acordo mantém, entre outras coisas, as tarifas sobre o fentanil e estabelece que o México continue a pagar 25% sobre automóveis e 50% sobre produtos como aço e alumínio.

“Estamos prontos para falar com o México durante os próximos 90 dias com o objetivo de finalizar um acordo comercial”, declarou Trump, reconhecendo as complexidades que envolvem as negociações devido à proximidade geográfica e os desafios da fronteira. Ele também expressou gratidão pelo apoio do México nas questões relacionadas à imigração irregular e ao combate ao tráfico de drogas.

Sheinbaum, por sua vez, enfatizou que a extensão das tarifas é um símbolo de diplomacia eficaz em tempos desafiadores, permitindo que o México se posicione de maneira mais favorável em comparação com outras nações que também enfrentam sanções comerciais.

Esse recente desenvolvimento destaca a importância da colaboração no cenário econômico e político entre os dois países e abre espaço para esperanças de um acordo que beneficie ambas as partes. O que você pensa sobre essa decisão? Compartilhe suas ideias nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Netanyahu visita Muro das Lamentações com Rubio e diz que aliança entre Israel e EUA ‘nunca foi tão forte’

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, visitaram o Muro das Lamentações em Jerusalém...

Nova primeira-ministra interina do Nepal promete acabar com a corrupção

A nova primeira-ministra interina do Nepal, Sushila Karki, fez uma promessa audaciosa neste domingo (14). Após uma série de violentos protestos que resultaram...

Defesa Civil de Gaza relata pelo menos 50 mortos em bombardeios israelenses

A situação na Faixa de Gaza se agrava, com a Defesa Civil local reportando pelo menos **50 mortes** em operações militares israelenses. O...