Trump critica governo Lula, mas diz que “ama o povo do Brasil”

Publicado:

Em um cenário de tensões comerciais, Donald Trump ergueu a voz contra o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, expressando descontentamento com a nova tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Em uma declaração, Trump criticou: “As pessoas que estão comandando o Brasil fizeram a coisa errada”, antes de enfatizar seu carinho pelo povo brasileiro, afirmando que realmente o ama.

Assista:

Trump também comentou sobre a possibilidade de um diálogo direto com Lula, abrindo a porta para conversas. “Ele pode falar comigo quando quiser”, afirmou, sugerindo uma disposição para reatar os laços diplomáticos entre os dois países, um passo necessário em tempos de atritos.

A recente ordem executiva que oficializou a tarifa de 50% – resultado da combinação de uma alíquota anterior de 10% mais uma adicional de 40% – deixou quase 700 produtos isentos, como suco de laranja, aeronaves e minérios. A implementação dessa medida, programada para entrar em vigor no dia 6 de agosto, foi vista como um ataque à economia brasileira, gerando reações contundentes do Planalto.

Nesse contexto, o vice-presidente Geraldo Alckmin expressou sua intenção de ir aos Estados Unidos para negociar pessoalmente as tarifas. “Se for necessário, ontem”, comentou ele sobre sua disposição de embarcar em busca de soluções, ressaltando que as videoconferências têm gerado resultados positivos até o momento.

Alckmin destacou que a estratégia do governo inclui a exclusão das tarifas sobre produtos essenciais, como café e frutas, enfatizando o compromisso do Brasil com as negociações. “O empenho do Brasil será total. A orientação do presidente Lula é negociação”, assegurou.

A situação, ainda delicada, é marcada por acusações americanas de que o governo brasileiro estaria ameaçando a segurança nacional e os direitos humanos. A ordem de Trump invoca a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional, estabelecendo que a perseguição política ao ex-presidente Jair Bolsonaro estaria desestabilizando o Estado de Direito no Brasil.

Diante desse cenário, como você vê a possibilidade de um diálogo frutífero entre o Brasil e os Estados Unidos? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jovens recebem tablets e certificados em formatura da 1ª fase do programa Geração SSA

Quatrocentos jovens celebraram, nesta segunda-feira (15), a conclusão da primeira fase do programa Geração SSA, uma iniciativa da Prefeitura de Salvador em parceria...

Emmy 2025: cerimônia é marcada por protesto de artistas em apoio à Palestina e pedido de fim do conflito em Gaza

A cerimônia do Emmy, realizada no último domingo (14), foi um palco para manifestações políticas em suporte à Palestina e pela paz em...