Aviação cresce no Norte e movimenta mais de 5,5 milhões de passageiros no primeiro semestre

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

No primeiro semestre de 2025, a aviação na Região Norte do Brasil atingiu um marco expressivo, com a movimentação de aproximadamente 5,5 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais. Esse dado, que revela um crescimento de quase 7% em relação ao mesmo período de 2024, foi divulgado no Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) aponta que esse desempenho reflete o crescimento da aviação civil em todo o país, que registrou uma alta de 10%. Esse cenário destaca a importância estratégica da aviação regional, impulsionada por um aumento no turismo, negócios e eventos internacionais.

Daniel Longo, diretor de Outorgas, Patrimônio e Políticas Regulatórias Aeroportuárias, acredita que o aumento na movimentação de passageiros está intimamente ligado ao bom momento da economia brasileira. “O Brasil está em crescimento robusto nas diversas regiões. O Norte é crucial para o desenvolvimento nacional, e o governo federal tem investido em uma infraestrutura aeroportuária moderna, o que melhora o serviço aos passageiros e a operação das companhias aéreas”, afirma Longo.

Entre os destaques, os aeroportos de Belém (PA), Manaus (AM) e Palmas (TO) somaram juntos mais de 3,7 milhões de passageiros no semestre. O Aeroporto Internacional de Belém (Val-de-Cans) se destacou, apresentando uma leve alta de 0,5% em relação ao ano anterior, totalizando 1.882.276 passageiros. O fluxo na capital paraense deve aumentar ainda mais, especialmente com a realização da COP 30 em novembro, um evento global de grande relevância.

O Aeroporto Internacional de Manaus (Eduardo Gomes) também mostrou um crescimento significativo, com um aumento de quase 15% em comparação ao primeiro semestre de 2024, movimentando 1.526.614 viajantes. Já em Palmas, o Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues atendeu 354.725 passageiros, representando um avanço de quase 10% sobre o ano anterior.

Em uma perspectiva nacional, o relatório da Anac revela que mais de 61,8 milhões de passageiros passaram pelos aeroportos do Brasil no primeiro semestre, refletindo um crescimento de 10% em relação aos 56,2 milhões do mesmo período em 2024.

Com a aviação em franca ascensão, como você vê o futuro do transporte aéreo na sua região? Compartilhe suas opiniões!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Toffoli foi citado diversas vezes em celular de Vorcaro, diz relatório da PF

A Polícia Federal encaminhou ao presidente do STF, Edson Fachin, um relatório com dados encontrados no celular de Daniel Vorcaro, dono do Banco...

Prefeitura de São Paulo deve receber liberação mas megashows nas próximas semanas

A Prefeitura de São Paulo aguarda o aval do Ministério Público para realizar o Megashow na Avenida Paulista, previsto para o segundo semestre....

Latam demite piloto preso sob acusação de chefiar rede de exploração sexual infantil

Sérgio Antônio Lopes, 62 anos, foi preso na segunda-feira, 9 de fevereiro, no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, acusado...