Com apenas 36% das crianças alfabetizadas, Bahia lança programa com apoio do MP-BA para mudar cenário educacional

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na Bahia, um cenário alarmante marca a educação: apenas 36% das crianças do 2º ano do ensino fundamental conseguem ler e escrever textos simples. Para mudar essa realidade, o governo estadual lançou, em 7 de setembro, o programa ‘Bahia Alfabetizada’, em parceria com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e os municípios. O evento, que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e diversas autoridades, sinaliza um esforço conjunto em prol da alfabetização.

O procurador-geral de Justiça, Pedro Maia, destacou o compromisso do poder público com a educação básica, enfatizando que a alfabetização é fundamental para o futuro do estado. “A presença dos promotores de Justiça em todos os 417 municípios da Bahia evidencia a urgência dessa pauta. O MP-BA está determinado a uma atuação efetiva, e um selo de alfabetização será concedido aos prefeitos que cumprirem as metas do programa”, afirmou.

Além disso, o promotor Adriano Marques anunciou a criação de um comitê interinstitucional que irá monitorar a implementação do programa. Com uma abordagem sistemática em cada comarca, o MP-BA pretende uniformizar metodologias e enviar recomendações técnicas aos promotores. “Estamos prontos para agir em conjunto e fazer uma diferença significativa na luta contra o analfabetismo, abrangendo crianças, jovens e adultos”, concluiu.

A transformação educacional na Bahia está em movimento, e cada passo conta. O que você acha sobre as iniciativas de alfabetização no estado? Deixe seu comentário e junte-se à discussão!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Medo de agulha teria levado pescador a recusar atendimento na UPA antes de morrer por mal súbito no mar do Prado

Prado, Extremo Sul da Bahia – Um pescador morreu na manhã deste sábado,...

STF suspende artigo que permitiria reativação de gastos do “orçamento secreto”

Meta descrição: STF suspende o artigo 10 do PLP 128/2025, evitando a revalidação de restos a pagar e o chamado orçamento secreto, com...

Foragido por roubo em biblioteca já foi “perdoado” pela Justiça de SP

Gabriel Pereira Rodrigues de Mello, conhecido como Gargamel, está sob investigação da Polícia Civil por suspeita de envolvimento no roubo milionário de obras...