STF mantém reconhecimento de vínculo empregatício entre pastor e Igreja Universal

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em uma decisão marcante, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu, por maioria de votos, o vínculo de emprego entre um pastor da Igreja Universal do Reino de Deus e a instituição em Itapevi, São Paulo. O relator do caso, ministro Nunes Marques, rejeitou a Reclamação (Rcl) 78795 proposta pela igreja, defendendo que a entidade não conseguiu estabelecer uma relação significativa entre a situação e os precedentes mencionados, que envolvem a terceirização e contratos de prestação de serviços. Para ele, a Justiça do Trabalho tem a atribuição de analisar as provas, especialmente as testemunhais, e a conclusão de que existia um vínculo empregatício não poderia ser questionada em uma reclamação.

A posição de Nunes Marques foi sustentada pelos ministros Dias Toffoli, Edson Fachin e André Mendonça. Ao discutir o tema, foi ressaltado que reavaliar os fatos apresentados exigiria uma análise que vai além do escopo da reclamação, o que não é permitido. Em contraponto, o ministro Gilmar Mendes apresentou uma divergência. Ele sugeriu a suspensão do processo até que o STF decida sobre o Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 1532603, que debate a validade da “pejotização” e está na pauta para uma audiência pública prevista para setembro.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) havia determinado que entre 2008 e 2016 o pastor mantinha um vínculo de emprego com a igreja, considerando que ele recebia uma remuneração fixa mensal, mesmo durante as férias, além de seguir horários, ter metas e obedecer às ordens da administração da igreja. A corte rejeitou a ideia de que sua atividade era voluntária ou guiada somente pela fé, concluindo que estavam presentes características clássicas de uma relação de emprego.

Essa decisão abre um importante debate sobre a natureza do trabalho religioso e suas implicações legais. O que você pensa sobre essa relação entre instituições religiosas e vínculos trabalhistas? Compartilhe suas opiniões!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministros do STF desconfiam que Toffoli gravou sessão secreta

Ministros do Supremo Tribunal Federal desconfiam ter sido gravados pelo colega Dias Toffoli durante uma reunião secreta realizada na sede da Corte na...

Bruno Reis afirma que Comcar e blocos irão recorrer decisão da Justiça sobre prioridade de Daniela Mercury no Carnaval

O prefeito Bruno Reis (União) afirmou nesta sexta-feira (13), durante coletiva de imprensa, que o Conselho Municipal...

PRF inicia operação de fiscalização em rodovias durante o carnaval

Operação Carnaval 2026 da Polícia Rodoviária Federal (PRF) começou à meia-noite desta sexta-feira (13/2) e corresponde à última e maior fase da Operação...