Sanções dos EUA levam filho de Barroso a ficar no Brasil e desistir de voltar a Miami

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A decisão de Bernardo van Brussel Barroso, filho do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, de permanecer no Brasil reflete um momento conturbado nas relações entre Brasil e Estados Unidos. Após o governo de Donald Trump anunciar a suspensão dos vistos de ministros da Corte e seus familiares, Bernardo optou por não retornar a Miami, onde trabalhava como diretor do BTG Pactual. Durante férias na Europa, orientado pelo pai, a medida se tornou uma estratégia para evitar possíveis complicações na entrada nos EUA.

A suspensão dos vistos foi formalizada no dia 18 de julho, atingindo oito ministros do Supremo, exceto Luiz Fux, André Mendonça e Kássio Nunes Marques. Essa ação é parte de uma reação ao processo do STF contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados, que estão sendo investigados por supostos atos de tentativa de golpe em 2022. Além disso, a aplicação da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes, restringindo seu acesso ao sistema financeiro dos EUA, eleva ainda mais a tensão.

A família Barroso possui um histórico significativo de conexões com os Estados Unidos. O ministro é colaborador da Harvard Kennedy School e sua filha, Luna, concluiu a pós-graduação em Yale. Bernardo, que viveu entre Nova York e Miami, havia assumido a direção no BTG em 2024, mas as circunstâncias atuais o forçam a repensar seus planos.

O que você acha dessa situação? Como você vê as implicações dessa crise nas relações internacionais? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem com Alzheimer é preso por matar esposa com marretadas na cabeça

Uma mulher de 64 anos foi morta após ser atingida na cabeça com golpes de marreta pelo marido, de 79 anos, no Parque...

Defesa de ex-presidente do BRB nega contradições em depoimentos sobre caso Banco Master no STF

O advogado Clwebver Lopes afirmou ao STF que não houve contradições relevantes entre os depoimentos de Paulo Henrique Costa, ex-presidente do Banco de...

Família lamenta a morte de Oscar Maroni aos 74 anos: “Deixou história”

A família de Oscar Maroni confirmou a morte do empresário aos 74 anos nesta quinta-feira, 31 de dezembro. Maroni ficou conhecido por comandar...