Ponte Salvador–Itaparica: veja como será a construção em quatro etapas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Imaginada para se tornar a maior ponte da América Latina, a Ponte Salvador–Itaparica destaca-se como um dos projetos mais audaciosos da infraestrutura nacional. Com impressionantes 12,4 km de extensão sobre as águas, o empreendimento não se limita à travessia principal, mas inclui obras complementares essenciais para melhorar o fluxo viário na região.

Etapa 1 – Sistema Viário de Salvador: O primeiro passo será a construção de 4 km de uma nova estrutura, conectando a Calçada e Água de Meninos. Esse trecho incluirá viadutos e dois túneis paralelos à Via Expressa, preparando os acessos da capital à futura ponte.

Etapa 2 – A Ponte Salvador–Itaparica: Esta fase crucial envolverá a construção da própria ponte em três segmentos. O trecho de aproximação na Ilha de Itaparica terá 4,6 km, enquanto a aproximação em Salvador contará com 6,9 km. O majestoso trecho estaiado, com 900 metros de comprimento a 85 metros de altura, permitirá a passagem de grandes embarcações, como navios transatlânticos e petroleiros. A estrutura será equilibrada, com pistas nos dois sentidos, cada uma com duas faixas e uma faixa de acostamento.

Etapa 3 – Sistema Viário de Itaparica: Esta fase abrange a implantação de cerca de 30 km de rodovia, conectando a chegada da ponte à Ponte do Funil, com viadutos em três interseções estratégicas para garantir fluidez no tráfego.

Etapa 4 – Duplicação da BA-001: A última fase focará na recuperação e duplicação do trecho entre Cacha Prego e a cabeceira da Ponte do Funil, ampliando a capacidade e a segurança da via.

O projeto não apenas busca reduzir o tempo de deslocamento entre a capital e o Recôncavo, mas também promete revolucionar a dinâmica econômica e social de 44 cidades estratégicas na Bahia. Com um investimento total previsto de R$ 10,6 bilhões, as obras têm início programado para 2026 e uma duração estimada de cinco anos, a partir da montagem do canteiro de obras, prevista para este ano.

Desenvolvido por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês — formado pela China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC) e a China Communications Construction Company (CCCC) —, esse projeto abrangente está destinado a transformar o cenário da mobilidade e infraestrutura na região.

Confira a seguir um vídeo que ilustra melhor o projeto:


Compartilhe essa notícia com seus amigos e faça parte dessa transformação na infraestrutura baiana!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Genial/Quaest: Após a ação na Venezuela, 58% dos brasileiros temem que os EUA façam algo parecido no Brasil

Genial/Quaest: 58% temem intervenção dos EUA no Brasil; 46% aprovam ação na Venezuela, aponta pesquisa A Genial/Quaest divulgou, nesta quinta-feira, 15 de janeiro de...

MP-PR vê omissão de socorro e pede que jovem pague indenização a amigo perdido no Pico Paraná

Meta descrição: Promotoria de Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba, diverge da Polícia Civil ao apontar omissão de socorro no...

Chuva deixa cidade de SP em estado de atenção para alagamentos

A cidade de São Paulo voltou a ficar em estado de atenção para alagamentos nesta quinta-feira, 15 de janeiro de 2026. Segundo o...