Comércio e serviços discutem projeto que muda cálculo e aplicação de multas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

No coração de Brasília, um encontro crucial ocorreu nesta quarta-feira (13). Parlamentares, autoridades e representantes de entidades do comércio e serviços se reuniram para discutir o Projeto de Lei 2766/2021, que visa reformular a aplicação de multas a fornecedores de produtos e serviços. A reunião foi promovida pelas frentes parlamentares do Comércio e Serviços e do Empreendedorismo, reunindo líderes do setor produtivo para um diálogo indispensável.

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE), relator da proposta, compartilhou uma versão preliminar do seu relatório final, enfatizando a necessidade de um texto que garanta segurança jurídica. “Precisamos assegurar que as multas sejam aplicadas sobre os produtos e não sobre o lucro das empresas”, destacou. Ele espera finalizar o relatório até o fim da próxima semana e que o projeto seja aprovado ainda em agosto.

Anderson Trautman, vice-presidente jurídico da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), percebeu o encontro como um passo significativo. “O debate trouxe avanços importantes e demonstrou o comprometimento do legislativo brasileiro com as alterações propostas”, afirmou, evidenciando a urgência da reforma.

O PL 2766/2021 propõe transformações no Código de Defesa do Consumidor, que incluem a proibição de penalidades duplicadas para a mesma infração e a responsabilidade de órgãos como a Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON) e Procons estaduais em resolver conflitos de competência. A mudança na base de cálculo das multas, de Ufir para salário-mínimo, também é um ponto-chave, incluindo a consideração da condição econômica da unidade de negócio fiscalizada.

Com um texto pronto para votação, representantes do comércio e serviços esperam que a nova lei promova equilíbrio e previsibilidade nas relações entre fornecedores e órgãos fiscalizadores, estimulando a criação de novos negócios e a geração de empregos no país. E você, o que acha dessas mudanças? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Laudo do IML confirma que corpo encontrado em Embu-Guaçu é de PM desaparecido

Laudo do IML confirmou que o corpo encontrado neste domingo em Embu-Guaçu pertence ao policial militar Fabrício Gomes Santana, de 40 anos, desaparecido...

INSS fecha agências por três dias para manutenção de sistemas

INSS fecha agências por três dias para manutenção de sistemas; atendimentos presenciais e serviços digitais ficam indisponíveis INSS informou que as agências da Previdência...

Promotores do Gaeco renunciam após MP pedir liberdade de prefeito acusado de desviar R$ 56 mi

A segunda fase da Operação Tantalo II, deflagrada em 22 de dezembro pelo Gaeco, levou à prisão de 11 vereadores do município de...