Após “quitar” R$ 5 mi em dívidas, governo da Bahia cede Palacete Saldanha para nova Caixa Cultural

Publicado:

O governo da Bahia investiu quase R$ 5 milhões para quitar ações trabalhistas relacionadas ao Palacete Saldanha, um edifício colonial no Centro Histórico de Salvador. O local será cedido à Caixa Econômica Federal (CEF), que planeja instalar uma nova unidade da Caixa Cultural Salvador. As chaves do edifício foram entregues oficialmente nesta quinta-feira, em um evento que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5), desembargador Jeferson Muricy.

O governador destacou a importância do espaço: “Vamos ter um parque cultural muito forte. Esse complexo chega em boa hora e quero agradecer aos desembargadores pelo envolvimento. Em breve, os usuários e representantes culturais vão utilizar esse centro, o que me traz uma alegria imensa.”

Situado no Centro Histórico e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Palacete Saldanha, também conhecido como Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, foi construído no início do século XVIII. O edifício já foi residência e centro de ensino, mas ficou fechado em 2007 devido a irregularidades administrativas. A expectativa é que, com a nova Caixa Cultural, o local retome sua função como polo de arte e conhecimento.

O casarão vai passar por restauração e reforma, com custos cobertos pela CEF. O superintendente de Rede da CEF na Bahia, Sâmio Carvalho, afirmou: “A Caixa vê com bons olhos o recebimento dessas chaves, para fazermos um dos maiores centros culturais do Brasil.”

O Ministério da Cultura (MinC) também vai atuar na requalificação do entorno, enfatizando a importância da revitalização do espaço. Hermano Queiroz, superintendente do Iphan, comentou: “O governo do estado presenteia Salvador com a aquisição desse equipamento. Essa, que será a maior Caixa Cultural, vai transformar a dinâmica daquele território.”

WhatsApp Image 2025 08 21 at 19.01.34.
Foto: Joá Souza / GovBA

Durante a cerimônia, o governador também recebeu a Comenda Coqueijo Costa, no grau Grã-Cruz, uma honraria concedida pelo TRT-5 desde 2003 para reconhecer personalidades que se destacam no direito, cultura e serviços à Justiça do Trabalho. “É um motivo de grande alegria. Primeiro, porque estamos ajudando a resolver uma questão que se arrasta há muito tempo. Vamos reabilitar este equipamento, mantê-lo ativo e prestando serviços culturais no Centro Histórico”, disse Jeferson Muricy.

O que você acha sobre essa nova fase do Palacete Saldanha e a importância da revitalização cultural na região? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Queda de grade de contenção em gravação do Saiddy Bamba em Salvador gera confusão; equipe esclarece ocorrido

Um inesperado incidente ocorreu na Praça da Cruz Caída, no Pelourinho, na última terça-feira (7), durante a...

Clipe de Beyoncé gravado no Rio de Janeiro foi proibido de ser lançado por bandidos, diz pai da cantora

Um clipe da renomada artista Beyoncé, que tinha conexão com o Brasil, não chegou a ser lançado devido a problemas durante as filmagens....