TRT-BA anuncia regime de teletrabalho durante transição para nova sede do Fórum Dois de Julho

Publicado:

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-BA) anunciou um regime de teletrabalho para todos os seus servidores lotados nos edifícios Coqueijo Costa e Presidente Médici, válido de agosto a outubro de 2025. Essa decisão, tomada pelo Desembargador Presidente Jéferson Muricy, visa facilitar a mudança para a nova sede do Fórum Dois de Julho, que já está em funcionamento desde 30 de junho.

A adoção do teletrabalho é uma resposta às dificuldades de manter as operações normais durante a realocação de móveis e equipamentos, incluindo sistemas de segurança e informática. O processo de transição foi programado em etapas para garantir uma movimentação organizada, separando as unidades administrativas e judiciárias.

De acordo com o plano, o primeiro grupo administrativo, englobando a Secretaria-Geral de Governança e Gestão Estratégica e a Diretoria-Geral, começará seu teletrabalho entre 21 e 29 de agosto. Um segundo grupo administrativo seguirá com a mesma medida de 25 de agosto a 12 de setembro, exceto as áreas essenciais para a operação do tribunal.

O núcleo judiciário, conhecido como Grupo 03, permanecerá em teletrabalho de 1º de setembro a 17 de outubro. As unidades como a Coordenadoria de Estatística e Pesquisa e a Secretaria de Tecnologia da Informação estão no Grupo 04 e irão para o regime remoto entre 13 e 29 de outubro, enquanto a Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) terá seu período específico entre 15 e 26 de setembro.

Durante o teletrabalho, os servidores poderão ser convocados ocasionalmente para estarem presentes e supervisionarem a transferência de equipamentos sob sua responsabilidade. A prorrogação dos prazos para o teletrabalho pode ocorrer por uma semana, se justificada tecnicamente, com divulgação via portal do TRT-BA.

O atendimento ao público será suspenso presencialmente durante os períodos estabelecidos. As unidades judiciárias oferecerão atendimento apenas por telefone, e-mail e Balcão Virtual, enquanto as administrativas utilizarão telefone e e-mail exclusivamente.

Quanto às sessões de julgamento, haverá flexibilidade: poderão ser realizadas presencialmente, virtualmente ou telepresencialmente, conforme a escolha dos Presidentes das Turmas de desembargadores. No entanto, de 13 a 24 de outubro, todas as sessões deverão ocorrer obrigatoriamente de forma telepresencial. As novas diretrizes entram em vigor assim que publicadas.

E você, o que pensa sobre essa mudança? Deixe seu comentário e compartilhe suas impressões sobre o teletrabalho em órgãos públicos!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Idoso morre após ser pisoteado por vaca na zona rural de Irará, na Bahia

Um homem de 69 anos faleceu no sábado (11) no Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana. Ele sofreu um acidente trágico,...

Bandidos furam bloqueio e atropelam motociclista durante perseguição

Na tarde de sábado, uma fuga em alta velocidade entre Goiás e o Distrito Federal resultou em dois homens presos e um motociclista...

Helicóptero perde o controle e cai em praia movimentada na Califórnia; cinco pessoas ficam feridas

Um helicóptero caiu neste sábado à tarde em Huntington Beach, uma das praias mais concorridas do sul da Califórnia. O acidente deixou cinco...