Rússia afirma que ‘não há reunião prevista’ entre Putin e Zelensky

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O clima de expectativa em torno de um possível encontro entre os presidentes da Rússia e da Ucrânia foi esfriado nesta sexta-feira. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, declarou que “não há nenhuma reunião prevista” entre Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky. Isso ocorre em meio aos esforços do governo dos Estados Unidos para organizar um cúpula.

Lavrov fez essa afirmação em uma entrevista ao canal NBC News e destacou que Putin está aberto ao diálogo, mas apenas quando houver uma agenda concreta. “Esta agenda não está nada pronta”, enfatizou o ministro.

Recentemente, Donald Trump havia gerado algumas esperanças de que os dois líderes se encontrariam, mencionando que eles concordaram em se reunir após a visita de Zelensky à Casa Branca, que aconteceu na última segunda-feira. Zelensky esteve acompanhado de aliados europeus durante a visita.

Além disso, Lavrov criticou a reunião em Washington, acusando os líderes europeus de tentarem influenciar Trump para mudar sua posição sobre a Ucrânia, estabelecida em um encontro recente com Putin no Alasca. Segundo o chanceler russo, Washington deseja que as partes em conflito aceitem certos “princípios”, como a garantia de que a Ucrânia não se tornará membro da OTAN e a discussão de questões territoriais. Lavrov ressaltou que Zelensky rejeitou essas propostas.

Desde que o conflito na Ucrânia começou em fevereiro de 2022, Trump prometeu que, ao retornar à Casa Branca, conseguiria resolver rapidamente a situação. Contudo, até o momento, não houve avanços significativos.

O que você acha sobre a possibilidade de um encontro entre Putin e Zelensky? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Papa diz que reza pela construção do ‘diálogo e da paz no Irã e na Síria’ para o bem comum da sociedade

Durante o Angelus deste domingo, 11 de janeiro de 2026, o Papa Leão XIV pediu diálogo e paz no Irã e na Síria,...

Crise no Irã: Entenda por que os iranianos estão indo às ruas em manifestações que já mataram cerca de 500 pessoas?

As manifestações no Irã se espalharam para 25 províncias das 31 do país, nas maiores desde 2022, quando Mahsa Amini foi presa. Os...

Número de mortos em protestos no Irã passa dos 500

Meta descrição: O começo de 2026 traz protestos no Irã com 538 mortos e 10.600 detidos, internet bloqueada e tensões entre o governo,...