Flávio Dino determina que Polícia Federal investigue R$ 694 milhões em emendas parlamentares

Publicado:

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, mandou a Polícia Federal abrir inquéritos para apurar 964 planos de trabalho de emendas parlamentares individuais que não foram devidamente registrados no sistema oficial do governo. O total desses repasses soma R$ 694,6 milhões, conforme uma nota técnica do Tribunal de Contas da União.

A decisão, que faz parte da ADPF 854, determina que o TCU identifique as emendas por estado e encaminhe as informações para as superintendências da Polícia Federal em todo o Brasil. Cada unidade da PF deverá instaurar um inquérito policial sobre os recursos. Flávio Dino argumenta que a falta de registro compromete as regras de transparência, que se tornaram obrigatórias após a decisão do STF em 2022, que considerou as “emendas de relator” inconstitucionais.

Na mesma decisão, Dino ordenou que a Advocacia-Geral da União e os ministérios criem um cronograma para analisar as prestações de contas das emendas de 2020 a 2024. É prevista uma auditoria da Controladoria-Geral da União sobre os repasses à Associação Moriá, que enfrenta denúncias de irregularidades.

Além disso, o ministro determinou que o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Nordeste estabeleçam contas específicas para cada emenda, impedindo transferências para contas de passagem ou saques em espécie. Para o Orçamento de 2026, os repasses de emendas individuais deverão ser feitos através de uma ferramenta eletrônica que aumentará a rastreabilidade dos recursos.

Essa decisão é parte do monitoramento que o STF realiza para assegurar o cumprimento de medidas de transparência na execução orçamentária, após o fim do chamado “orçamento secreto”. Dino enfatizou que a execução das emendas deve obedecer a limites constitucionais, e desvios de finalidade podem ser considerados crime.

E você, o que pensa sobre essa determinação de Flávio Dino? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alexandre de Moraes vota contra recurso de Bolsonaro e mantém condenação na ação da trama golpista

Na última sexta-feira, 7 de outubro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou...

Trio é preso em flagrante pela Polícia Civil por furto em antigo prédio dos Correios em Salvador

Na quinta-feira (6), três homens foram detidos pela Polícia Civil em...

Bebê nasce com paralisia cerebral no DF após falha de hospital público

Uma situação trágica ocorreu em Brasília, onde uma menina nasceu com sequelas neurológicas devido a falhas na prestação de serviço do Hospital Materno...