Lideranças fazem contribuição ética sobre ação climática em Bogotá

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O 2º Balanço Ético Global (BEG), realizado em Bogotá, Colômbia, trouxe à tona discussões urgentes sobre o compromisso de pessoas, empresas e governos no enfrentamento das mudanças climáticas. Sob a liderança da ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, o evento reuniu 30 lideranças de diversas áreas e regiões da América do Sul, Central e Caribe, para explorar alternativas que evitem que o planeta ultrapasse 1,5°C acima da temperatura pré-industrial.

Bachelet destacou a importância da ética nas relações climáticas. “É vital focarmos não apenas nos aspectos econômicos e técnicos, mas entender como os elementos éticos impactam os mais vulneráveis, que menos contribuíram para a crise climática”, afirmou. Este diálogo é o segundo de seis programados, com o objetivo de preparar para a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima (COP30).

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, observou que serão elaborados relatórios que integrarão as discussões de todos os continentes. Esses documentos serão apresentados na Pré-COP em Brasília, em outubro. Marina enfatizou que o material abordará as questões ambientais de diversas formas, incluindo relatórios escritos e produções artísticas.

O compromisso da COP20 em 2014, realizado nos Emirados Árabes Unidos, foi relembrado com a meta de triplicar as energias renováveis e eliminar o desmatamento. A ministra ressaltou que, para alcançar a meta de zerar as emissões de gases do efeito estufa até 2050, é essencial um planejamento justo para a transição energética.

Marina também mencionou a importância de iniciativas como o Fundo Global Floresta Tropical para Sempre (TFFF), que visa apoiar países na transição para o fim do desmatamento. Ela ressaltou que, enquanto o Brasil tem metas ambiciosas, como zerar o desmatamento até 2030, é necessário um investimento significativo em energias renováveis para tornar essa transição viável.

Estes diálogos são uma oportunidade valiosa para os moradores da região se envolverem na luta por um futuro mais sustentável. Compartilhe sua opinião sobre como as ações climáticas podem ser aprimoradas e quais medidas você acredita serem mais eficazes nesta jornada.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Putin fala em vitória na Ucrânia em discurso de fim de ano

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou vitória na Ucrânia em seu discurso de Ano Novo, transmitido da península de Kamchatka. Em meio aos...

Pedidos de auxílio-desemprego nos EUA recuam em 16 mil e somam 199 mil na semana

Pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos caíram 16 mil na semana encerrada em 27 de dezembro, para 199 mil, segundo o Departamento do...

Países da Ásia e Oceania foram os primeiros a celebrarem a chegada de 2026

Às 7h da manhã, no horário de Brasília, a ilha de Kiritimati, a maior do Kiribati, foi o primeiro lugar no mundo a...