Quem é Osmar Stabile, eleito presidente tampão do Corinthians

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Osmar Stabile foi eleito presidente do Corinthians em uma votação indireta realizada na sede do clube, no Parque São Jorge, na zona leste de São Paulo. A eleição ocorreu nesta segunda-feira (25/8), e Stabile já ocupava a presidência de forma interina desde o afastamento de Augusto Melo.

Como um dos vice-presidentes durante a gestão de Melo, Stabile foi escolhido pelos conselheiros do clube, liderados por Romeu Tuma Júnior. O novo presidente é um empresário do ramo metalúrgico e já teve passagens por diversas diretorias do Corinthians, incluindo a gestão de Alberto Dualib em 2007.

Stabile ganhou notoriedade em 2019 por um vídeo que produziu exaltando o golpe militar de 1964, divulgado pela assessoria do Palácio do Planalto durante o governo de Jair Bolsonaro. Apesar de se declarar eleitor de Bolsonaro, negou qualquer ligação direta com o ex-presidente e afirmou que o vídeo foi feito de forma independente.

Circunstâncias da eleição

O novo presidente assume após a saída definitiva de Augusto Melo, que foi afastado em meio a investigações policiais sobre um patrocínio controverso entre o Corinthians e a empresa de apostas Vai de Bet. A investigação revelou irregularidades na negociação, levando Melo e outros ex-dirigentes a serem indiciados por vários crimes, incluindo associação criminosa e lavagem de dinheiro.

A defesa de Melo promete contestar as acusações, alegando que o processo é “kafkiano e ilegal.” Eles também pedem que a investigação seja transferida para a Polícia Federal e afirmam estar trabalhando em uma defesa robusta para provar a inocência de Melo, que reitera seu compromisso de retomar a saúde financeira do clube.

Dívidas e investigações

De acordo com o Ministério Público de São Paulo, os desvios relacionados ao acordo de patrocínio causaram um prejuízo superior a R$ 40 milhões ao clube. O órgão também pediu o sequestro de bens dos envolvidos para garantir a devolução desse montante ao Corinthians.

Defesas e contestações

A defesa de Augusto Melo argumenta que não existem dívidas relacionadas ao seu mandato e repetiu que toda a negociação com a Vai de Bet seguiu os trâmites normais do clube. A acusação de desvio de recursos para cobrir dívidas de campanha é considerada infundada. As defesas de outros envolvidos no caso também se manifestaram, contestando as acusações e declarando que nunca foram chamadas a depor.

Ameaças e segurança

Em um inquérito relacionado ao caso, surgiram relatos sobre ameaças de morte contra Augusto Melo, atribuídas a dívidas das suas campanhas eleitorais. Essas ameaças foram denunciadas ao Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania, levantando preocupações sobre a segurança do ex-presidente do Corinthians durante seu afastamento.

Em um momento conturbado como este, a nova liderança do Corinthians se encontra sob pressão para restaurar a imagem e a estabilidade financeira do clube. A situação ainda promete novos desdobramentos, e a cidade aguarda por uma resposta clara às controvérsias e investigações em curso.

E você, o que acha dessa situação no Corinthians? Deixe sua opinião nos comentários!

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

EUA alivia sanções para acelerar ajuda após terremotos na Venezuela

Licença Geral nº 60, divulgada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Tesouro dos EUA, visa facilitar a ajuda humanitária à...

Mulher de jogador é encontrada morta sob escombros na Venezuela

Na Venezuela, a esposa do zagueiro Hector Bello foi encontrada morta sob os escombros de um prédio em La Guaira, após dois terremotos...

Juíza manda ouvir deputado sobre rachadinha de funcionária de Hugo Motta

Resumo: a Justiça Federal investiga Ivanadja Velloso Meira Lima, chefe de gabinete do presidente da Câmara, Hugo Motta, por suposto esquema de “rachadinha”...