Diretora do Fed diz que Trump não tem autoridade para demiti-la e descarta renúncia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A diretora do Federal Reserve (Fed), Lisa Cook, deixou claro nesta terça-feira (26) que não vai renunciar ao seu cargo, após o presidente Donald Trump tentar demiti-la. Cook afirmou que a demissão não é legal, já que a lei não concede ao presidente essa autoridade sobre membros de um órgão independente como o Fed.

Após solicitar sua renúncia na semana passada, Trump alegou em uma carta na rede Truth Social que havia demitido Cook “com efeito imediato”, citando declarações falsas em contratos hipotecários como justificativa. Cook, que é a primeira mulher afro-americana na diretoria do Fed, respondeu através de seu advogado, Abbe Lowell, destacando que Trump não tem fundamento legal para essa ação.

Lowell também declarou que tomará todas as medidas necessárias para evitar o que classificou como uma tentativa ilegal de Trump. Nos Estados Unidos, é habitual que presidentes tenham limitações na demissão de funcionários do banco central, com uma decisão da Suprema Corte indicando que a destituição só é válida quando há uma causa justificada.

Trump justificou sua tentativa de demissão mencionando uma denúncia apresentada ao procurador-geral dos Estados Unidos, feita pelo diretor da Agência Federal de Financiamento Habitacional (FHFA), um de seus aliados. Essa acusação alega que Cook pode ter feito declarações falsas em contratos, como afirmar ter duas residências principais, uma em Michigan e outra na Geórgia. Contudo, vale ressaltar que Cook não foi acusada de crime e tais declarações ocorreram antes de sua posse no cargo.

A senadora Elizabeth Warren, figura proeminente entre os democratas, criticou a ação de Trump, considerando-a uma tentativa autoritária de usurpar poder e afirmando que deve ser contestada judicialmente. Este ano, Trump tem pressionado o Fed e criticado o presidente Jerome Powell, principalmente por não reduzir as taxas de juros de maneira mais agressiva.

Desde que assumiu como governadora do Fed em maio de 2022, Cook foi reeleita em setembro de 2023, com um mandato até 2038. Antes disso, ela fez parte do Conselho de Assessores Econômicos do ex-presidente Barack Obama.

O que você acha de toda essa situação envolvendo Donald Trump e Lisa Cook? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atirador de massacre antissemita em Sydney é indiciado por 15 homicídios e terrorismo

Naveed Akram, um dos responsáveis pelo massacre na praia de Bondi, em Sydney, foi indiciado nesta quarta-feira (17) por 59 crimes, incluindo 15...

Venezuela classifica bloqueio dos EUA a petroleiros como ‘ameaça grotesca’

Venezuela reage ao bloqueio dos EUA a navios petroleiros sob sanções, considerando a medida uma ameaça grotesca à soberania. O governo de...

Lula parabeniza José Antonio Kast pela vitória nas eleições do Chile

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprimentou José Antonio Kast pela vitória nas eleições presidenciais do Chile, realizadas no domingo. Em postagem...