Binho Galinha apresenta agravo regimental contra decisão de Zanin e STF marca julgamento para setembro

Publicado:

A defesa do deputado estadual Binho Galinha (PRD) protocolou um agravo regimental contra a decisão do relator, ministro Cristiano Zanin. Essa decisão manteve os efeitos da Operação El Patrón, e o recurso será julgado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) em um formato virtual, entre os dias 5 e 12 de setembro.

O agravo foi registrado em 19 de junho, logo após Zanin negar um recurso anterior da defesa. Os advogados contestam a validação das provas da Operação El Patrón, que acusa Binho Galinha de liderar uma milícia em Feira de Santana.

A defesa argumentou que o processo deveria ser anulado por “falta de uma citação válida”. Contudo, o ministro Zanin destacou que os próprios beneficiários da decisão apresentaram defesa através de advogado, indicando que tinham ciência da reclamação e dos seus termos.

No dia 8 de junho, o STF já havia revertido uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que anulava as provas da operação contra Binho Galinha e outros supostos integrantes da milícia. Além do deputado, são réus no processo a sua esposa, Mayana Cerqueira da Silva, e o seu filho, João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano.

Curiosamente, entre os dias 5 e 12 de setembro, a Primeira Turma do STF também irá analisar a ação que investiga uma tentativa de golpe de Estado no país, onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) figura como réu.

O desdobramento deste caso promete trazer discussões importantes. O que você acha sobre as alegações da defesa? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entendendo a Previdência: Um dia a mais de trabalho pode aumentar sua aposentadoria – planeje seu futuro

A aposentadoria é o resultado de uma vida de trabalho e das escolhas feitas ao longo dessa trajetória. Um simples dia extra de...

Confrontos no Complexo de Amaralina deixam um morto e adolescente baleada em Salvador

Um homem, que era apontado como traficante, morreu e uma adolescente de 17 anos ficou ferida durante confrontos entre policiais militares e criminosos...

Após suruba no ônibus viralizar, prefeitura toma decisão drástica

Depois que um vídeo mostrando seis adolescentes fazendo sexo coletivo dentro de um ônibus abandonado no bairro Morumbi, em Cascavel (PR), viralizou nacionalmente,...