Caso Tronox: Vereador tenta barrar A TARDE em comissão. Veja vídeo

Publicado:

CERCEAMENTO

Sessão não aconteceu por falta de quorum. Após ouvir procurador, Presidente da comissão de Meio Ambiente afirmou que o colegiado tem ‘portas abertas’

Por Alan Rodrigues

27/08/2025 – 19:13 h

Manoel Jacaré e o procurador Cristiano Cruz durante a reunião da comissão de Meio Ambiente da Câmara de Camaçari

Manoel Jacaré e o procurador Cristiano Cruz durante a reunião da comissão de Meio Ambiente da Câmara de Camaçari –

O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Camaçari, que investiga a responsabilidade da indústria química Tronox na alta incidência de doenças crônicas registradas na localidade de Areias, tentou impedir que a reportagem de A TARDE acompanhasse a reunião marcada para esta quarta-feira, 27, com representantes daquela comunidade.

Veja vídeo:

O vereador Manoel Jacaré (PP) alegou que o encontro não seria aberto à imprensa e que o relatório, após concluído seria amplamente divulgado. Após longa conversa reservada com o Procurador Jurídico da casa, Cristiano Cruz, a presença da reportagem foi autorizada, mas, a sessão foi adiada por falta de quórum.

Os outros dois vereadores integrantes da comissão, Paulinho do Som (PT) e Dudu do Povo (União Brasil), alegaram motivos de saúde e familiares, respectivamente, deixando em aberto a data para o próximo encontro.

Leia Também:

O presidente da comissão, Manoel Jacaré, se comprometeu a informar assim que houver novo agendamento, pediu desculpas pela postura inicial e afirmou que o colegiado tem ‘portas abertas’ para a imprensa.

Já o Procurador, que sugeriu fornecer os documentos do inquérito, ainda que não concluído, alterou sua posição e recomendou que fosse feito um requerimento com base na Lei de Acesso à Informação para analisar a possibilidade de compartilhamento.

Pedido de socorro

Mesmo com a sessão cancelada, os representantes da comunidade de Areias pediram a palavra. Carlos Cardoso, presidente da associação que está sendo criada pelos moradores, citou a demora do judiciário em fornecer uma resposta aos processos que tramitam há quase 20 anos no Fórum de Camaçari.

Lealdina Vivas, esposa de Cardoso e vice-presidente da associação, relatou o caso de uma vizinha que deixou a comunidade para viver em outra cidade. Ela desenvolveu câncer e entrou em metástase, apresentando alta concentração de níquel no sangue.

A TARDE já ouviu especialistas que atestaram a relação entre a exposição prolongada a metais pesados e o desenvolvimento de doenças crônicas, como insuficiência renal, que pode evoluir para hipertensão e insuficiência cardíaca.

Carlos Cardoso sugeriu que os vereadores propusessem algum tipo de apoio ou assistência para custear o tratamento dos doentes em estágio avançado, buscando, inclusive, prioridade na central de regulação. Jacaré respondeu que essa solicitação poderia ser melhor atendida pelo poder Judiciário ou Executivo.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Siga nossas redes

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tornado no Paraná pode ser um dos mais fortes já registrados no Brasil

Um tornado que atingiu a região Centro-Sul do Paraná na noite de sexta-feira (7) tem o potencial de ser um dos mais intensos...

Estrutura de 5.300 anos descoberta no Iraque pode reescrever história da Mesopotâmia

Uma equipe internacional liderada pelo Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Patrimônio da Universidade de Coimbra descobriu um edifício monumental com...

Google fecha ‘acordo verde’ com startup brasileira para reflorestar a Amazônia

Tudo sobre Google O Google anunciou um acordo significativo para financiar o reflorestamento da Amazônia, marcando o maior...