Mais de 19 mil pessoas esperam para fazer endoscopia digestiva no DF

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Atualmente, mais de 19 mil pacientes estão na fila para realizar endoscopia digestiva alta na rede pública do Distrito Federal, conforme dados de maio de 2025. Em resposta a essa situação, a 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) entrou com uma ação civil pública nesta terça-feira (26/8) para que o GDF regularize o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) solicitou, por meio da ação judicial, a qualificação da demanda reprimida e a apresentação do número de pacientes em cada nível de risco, como vermelho, amarelo, verde e azul. Além disso, é pedido um estudo sobre a capacidade instalada em cada hospital para a realização do exame.

Se a Justiça acolher o pedido, o DF deverá desenvolver um novo plano de ação em 60 dias, com metas e indicadores para reduzir a fila. As ações devem ser implementadas em até 180 dias, priorizando os casos de urgência e emergência.

A Prosus também requer que a quantidade de exames oferecida supere a nova demanda, garantindo que os procedimentos sejam feitos em um prazo máximo de 100 dias.

Sucateamento

Os relatórios do MP revelaram vários problemas, incluindo a falta de recursos humanos, especialmente técnicos em enfermagem, e uma quantidade insuficiente de equipamentos, como endoscópios. Além disso, foram encontradas falhas na manutenção das máquinas reprocessadoras, que são essenciais para a limpeza e desinfecção dos aparelhos, e algumas instalações físicas estão inadequadas.

Verificou-se também um alto índice de faltas dos pacientes nos exames agendados, o que é atribuído a falhas na comunicação entre a Secretaria de Saúde e os usuários. No Hospital Regional de Taguatinga (HRT), a espera pelo exame pode chegar a impressionantes três anos, já que os agendamentos de 2022 estão sendo realizados apenas agora.

Outro lado

O Metrópoles entrou em contato com a Secretaria de Saúde, que está disposta a se manifestar sobre o assunto.

E você, o que pensa sobre essa situação? Deixe sua opinião nos comentários. Sua voz é importante!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Paciente não consegue atendimento e ameaça fazer atentado em hospital

Um enfermeiro do Hospital Regional do Paranoá registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) no sábado, 13/12, após...

Venezuela condena bloqueio anunciado por Trump: “Ameaça grotesca”

Venezuela rejeita ameaça de Trump e defende soberania diante do bloqueio aéreo e naval O governo venezuelano, liderado por Nicolás Maduro, repudiou o anúncio...

Operação que teve presidente da Alerj como alvo cumpre nova fase e prende desembargador federal

O desembargador federal Macário Ramos Judice Neto foi preso nesta terça-feira (16) pela Polícia Federal durante a...