Alvo de atentado, diretor do Conjunto Penal de Eunápolis é exonerado do cargo

Publicado:


MUDANÇA

Ex-diretor foi alvo de atentado em maio, quando motorista ficou gravemente ferido

28/08/2025 – 15:37 h

Conjunto Penal de Eunápolis

Conjunto Penal de Eunápolis –

O sistema prisional da Bahia passa por reformulações nesta quinta-feira, 28. Jorge Magno Alves Pinto foi exonerado do cargo de diretor do Conjunto Penal de Eunápolis, uma unidade administrada pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). Essa mudança faz parte de uma reorganização na gestão das unidades prisionais do estado. Fabrizio Gama e Narici assumem como novo diretor.

Fabrizio, que antes dirigia a Penitenciária Lemos Brito em Salvador, também terá um novo substituto: Deraldo Vidal Soares assumirá o comando dessa unidade da capital.

Contexto da exoneração

Jorge Magno tomou posse como diretor do Conjunto Penal de Eunápolis em dezembro do ano passado, após a fuga de 16 detentos. A saída da ex-diretora, Joneuma Neres, ocorreu devido a investigações que sugeriam vínculos dela com crimes na região, especialmente relacionados a facções locais. A fuga estava ligada ao resgate de Ednaldo Pereira Souza, conhecido como “Dada”, líder do Primeiro Comando de Eunápolis.

Em maio, Jorge voltou a estar no centro de um incidente grave. Um motorista do presídio, que trabalhava para a empresa responsável pela cogestão, foi severamente baleado em um atentado que tinha como alvo Jorge Magno. O ataque ocorreu na Avenida Alcides Lacerda, no bairro Arisvaldo Reis. O motorista sobreviveu, mas está internado em estado grave.

Investigação e desdobramentos

Recentemente, em agosto, a Polícia Civil prendeu um dos suspeitos envolvidos no atentado e na fuga dos internos em dezembro. A operação contou com a participação da 1ª Delegacia Territorial de Porto Seguro e outras instituições. O acusado, encontrado em Pindorama, também estaria por trás de ordens para atacar policiais e seus familiares. Além disso, tinha ligações com um advogado que foi preso durante a Operação Dupla Face, que revelou conexões entre internos e tráfico de drogas.

Na mesma ação, outro suspeito de homicídio foi detido. Ambos foram submetidos a exames e estão à disposição da Justiça.

O que você acha sobre essa situação? Compartilhe sua opinião nos comentários. Este é um tema que certamente afeta a todos na região.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caso Ruy Ferraz Fontes: líder do PCC no ABC é o quinto suspeito preso

A Policia Civil de São Paulo prendeu nesta segunda-feira (6) Felipe Avelino de Souza, conhecido como Mascherano. Ele é suspeito de estar envolvido...

Intoxicação por metanol: como estão as investigações até agora

O Brasil já registrou 16 casos confirmados de intoxicação por metanol e duas mortes até a última atualização na noite deste domingo (5)....

Mercado ilegal de álcool no Brasil gera prejuízo de R$ 28 bilhões, aponta estudo

Um estudo da Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD) revelou que o mercado ilegal de bebidas destiladas no Brasil causou um impacto negativo...