Grupo A TARDE conquista prêmios na 15ª Edição do Prêmio Indústria Baiana da FIEB

Publicado:


BAHIA

Premiação ocorreu nesta quarta, 27, durante o INDEX 2025

Imagem ilustrativa da imagem Grupo A TARDE conquista prêmios na 15ª Edição do Prêmio Indústria Baiana da FIEB

O Grupo A TARDE foi premiado em duas categorias na 15ª edição do Prêmio FIEB Indústria Baiana Sustentável, realizada nesta quarta-feira, 27, durante o INDEX 2025, um dos principais eventos da indústria na Bahia.

As jornalistas Carla Thainá Melo e Letícia Belém conquistaram, respectivamente, o 2° e 3° lugares na categoria voltada para jornalistas. Além delas, Isabela Cardoso também foi finalista.

Carla Melo recebeu o prêmio pela matéria “Mulheres geram renda com recursos 100% da Caatinga”. Seu trabalho destaca a trajetória de Neide Alves de Moraes, Maria e Margarida Alves, três mulheres que criaram um projeto de cooperativismo e bioeconomia em Euclides da Cunha e Canudos. Elas utilizam recursos da Caatinga para desenvolver artesanato e alimentos, como mel, doces e licores, por meio do projeto “Néctar da Caatinga”. O foco é a extração sustentável de recursos naturais, respeitando o meio ambiente.

Jornalista Carla Melo

Jornalista Carla Melo | Foto: Arquivo pessoal

Carla comentou sobre sua matéria: “No Sertão baiano, há uma beleza que quase ninguém percebe. Temos riqueza natural e um povo que luta contra dificuldades sociais e econômicas. Essa reportagem busca mostrar a força e a identidade dessas mulheres, que encontraram na Caatinga uma oportunidade de gerar renda e fortalecer suas comunidades. Este prêmio é uma homenagem a elas.”

Rafael Tiago, coordenador do Portal A TARDE, recebeu o prêmio em nome de Carla, que não pôde comparecer: “É um orgulho ver o Grupo A TARDE retomando seu protagonismo! Carla e Letícia brilharam, conquistando 2 dos 3 prêmios da noite. Essa vitória reflete o trabalho sério e dedicado de toda a equipe.”

Letícia Belém ficou em 3° lugar com a matéria “Neoindustrialização verde: passos largos rumo à sustentabilidade”, que aborda como o Brasil está investindo em uma nova forma de industrialização, com foco na redução das emissões de gases poluentes e no crescimento econômico sustentável.

Isabela Cardoso também se destacou como finalista com a matéria “Mulheres do campo fortalecem território com agroecologia e economia solidária”, que fala sobre a Associação Agroecológica Jaqueira, um projeto que visa promover a agroecologia, a soberania alimentar e a inclusão produtiva no Recôncavo Baiano. Liderado por mulheres campesinas, a associação prioriza a cooperação e a justiça social.

Gostou das conquistas do Grupo A TARDE? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Oktoberfest de Blumenau celebra 40 anos com mais de 26 mil pessoas no primeiro dia de festa

A 40ª edição da Oktoberfest de Blumenau começou em grande estilo, atraindo mais de 26 mil pessoas na primeira noite da festa. Este...

Brasil tem 29 casos confirmados de intoxicação por metanol, informa Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira que o Brasil conta com 29 casos confirmados de intoxicação por metanol devido à ingestão de...

Fome atinge 6,48 milhões no Brasil em 2024, menor nível em 20 anos

Dados recentes do IBGE revelam que o número de pessoas em situação de insegurança alimentar grave no Brasil caiu para 6,48 milhões em...