Na última quinta-feira, 28, a secretária da Educação da Bahia, Rowenna Brito, foi homenageada com o Prêmio Reconhecer, na categoria Gestão Pública. A entrega do prêmio aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador, durante o ato público “Inclua nossa voz – protagonismo, inclusão e cidadania da pessoa com deficiência”. O evento também marcou o encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Rowenna não pôde comparecer, sendo representada pelo assessor especial da Secretaria da Educação, Manoel Calazans. Ele destacou o papel das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) na formulação de políticas públicas que promovem a inclusão das pessoas com deficiência. Calazans enfatizou que a inclusão não é um favor, mas sim um direito fundamental de todos.
Essa edição do prêmio é a primeira a reconhecer instituições e personalidades que atuam em prol das pessoas com deficiência na Bahia. A vice-presidente da Feapaes-BA, Mary Portugal, mencionou a importância do convênio entre a Federação e a Secretaria da Educação, ressaltando o compromisso da secretária com a educação inclusiva ao renovar o acordo que cede professores para as escolas das APAEs.
Além de Rowenna Brito, o Prêmio Reconhecer contemplou jornalistas, deputados, gestores e dirigentes de APAEs em diversas categorias, reforçando a importância do trabalho desenvolvido por essas instituições na promoção da inclusão social.
O que você acha sobre iniciativas como essa? Deixe sua opinião nos comentários!
Facebook Comments