Colgate terá que pagar R$ 500 mil após condenação por propaganda enganosa em creme dental de “proteção” total

Publicado:

A Colgate-Palmolive foi condenada a pagar R$ 500 mil em indenização por dano moral coletivo. A decisão foi proferida pela 11ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro em virtude de uma publicidade enganosa relacionada ao creme dental “Colgate Total 12”.

A ação civil pública foi movida pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Segundo o jornal O GLOBO, a empresa foi acusada de induzir os consumidores ao erro ao afirmar que o produto oferece “proteção completa por 12 horas, mesmo após comer ou beber”.

Os desembargadores entenderam que a campanha publicitária era enganosa quanto à eficácia do creme dental. A sugestão de que a escovação após as refeições poderia ser dispensável foi um ponto considerado problemático.

A decisão da Justiça do RJ foi unânime e alterou parcialmente a sentença de primeira instância, que havia rejeitado a reclamação.

O que você acha do impacto da publicidade enganosa nas escolhas dos consumidores? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Itabela: jovem é retirado de casa e executado a tiros; paredes foram pichadas com sigla de facção

Em Itabela, um adolescente de 17 anos, identificado como Reinildo Santos Silva, foi assassinado a tiros na noite de sábado (4). O crime...

MPF instaura Inquérito Civil para apurar ocupação irregular em praia de Maraú

O Ministério Público Federal (MPF) abriu um Inquérito Civil nesta segunda-feira (6) para investigar uma suposta ocupação irregular em um terreno da União...

Nina Rodrigues: MP-BA emite recomendação urgente para reforma do Instituto Médico Legal

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) publicou nesta segunda-feira (6) uma recomendação exigindo a adoção imediata de medidas corretivas no Instituto Médico Legal...