PF: quadrilha emite 336 cartões da Caixa com dados falsos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Polícia Federal (PF) lançou a Operação Cartão Família nesta sexta-feira (29/8) para desmantelar uma organização criminosa que fraudou a emissão de cartões de crédito da Caixa Econômica Federal. Entre janeiro e abril de 2024, o grupo emitiu 336 cartões de forma irregular, levando a um prejuízo de R$ 637.738,54 para a instituição.

A investigação teve início após um alerta da Centralizadora de Segurança em Cartão de Crédito (CECAC) da Caixa, que notou movimentações suspeitas e indícios de fraude. A PF revelou que os criminosos utilizaram dados e documentos falsos na solicitação dos cartões, que foram rapidamente usados em estabelecimentos comerciais suspeitos em várias cidades do Ceará.

A operação foi comandada por um núcleo familiar. Após a emissão dos cartões, o grupo realizava alterações cadastrais para redirecionar o envio dos cartões para um endereço escolhido por eles. Nesse local, os cartões eram recebidos e desbloqueados com apoio de números de telefone relacionados a contas bancárias.

Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão, a PF coletou celulares, chips, documentos de terceiros, cheques e cartões de crédito, que comprovam a participação dos envolvidos.

Crimes em Foco

Os suspeitos podem ser acusados de crimes como estelionato contra instituição financeira, associação criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso e lavagem de dinheiro. As penas podem somar mais de 30 anos de prisão.

A PF continua a análise do material apreendido para descobrir novos envolvidos e mapear a totalidade da atuação do grupo. Que tal compartilhar sua opinião sobre essa operação? O que você acha sobre a segurança nas instituições financeiras?

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aliados discutem prisão domiciliar para Bolsonaro após queda na PF e avaliam estratégias no Congresso

Após o ex-presidente Jair Bolsonaro sofrer uma queda durante o sono na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, líderes da oposição na Câmara...

Casal do DF tem carro roubado em assalto na virada de ano na Argentina

Casal do Lago Sul é vítima de assalto à mão armada em Buenos Aires; carro e pertences são levados Resumo para SEO: Um tradutor...

Assessor do vereador Duda Sanches é preso em operação da Polícia Civil contra tráfico

O assessor parlamentar do vereador Duda Sanches (9) foi preso nesta sexta-feira, na segunda fase da Operação Reprobus, deflagrada pela Polícia Civil para...