Cruz Vermelha afirma que evacuação da Cidade de Gaza é impossível

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Mirjana Spoljaric, se manifestou neste sábado (30) contra os planos de Israel de ordenar uma evacuação em larga escala da Cidade de Gaza antes de uma operação militar. Em um comunicado, ela afirmou que a evacuação não pode ser realizada de forma segura nas atuais condições.

Spoljaric enfatizou que a saída da região resultaria em um movimento populacional que a Faixa de Gaza não conseguiria absorver. A infraestrutura civil está devastada e há uma grave escassez de alimentos, água, abrigo e assistência médica. “Essas condições não podem ser atendidas hoje em Gaza”, ressaltou a presidente da Cruz Vermelha.

Apesar da pressão internacional, o exército israelense continua com os planos de atacar a Cidade de Gaza, que é considerada um dos últimos refúgios do grupo terrorista Hamas. Embora não tenha determinado explicitamente a evacuação dos moradores, o exército indicou que isso é “inevitável”. Spoljaric observou que muitos civis estão incapazes de deixar a área devido a fome, doenças e ferimentos.

Ela também frisou que, se uma ordem de saída fosse emitida, Israel teria que garantir condições básicas de abrigo, higiene, segurança e alimentação para os que deixassem a região, o que é inviável no momento.

Atualmente, a ONU estima que quase um milhão de palestinos estão na Cidade de Gaza. Nos últimos dias, milhares já fugiram da cidade, que tem sido severamente afetada pelos conflitos desde o ataque do Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023. Israel intensificou os bombardeios na região, resultando em uma crise humanitária crescente.

E você, o que pensa sobre esta situação? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump diz que EUA vão tomar ‘medidas duras’ se Irã executar manifestantes

Trump diz que EUA tomarão medidas duras se Irã executar manifestantes O atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira que tomará...

População denuncia ao ‘NYT’ que forças armadas estão ‘atirando para matar’ no Irã

Protestos no Irã: governo diz ter registrado ao menos 3.000 mortos; HRANA aponta 2.003 até 13 de janeiro de 2026 Segundo dois funcionários do...

Apesar de oposição de países árabes, governo Trump diz que ataque no Irã é ‘provável’

Segundo o jornal The Wall Street Journal, Arábia Saudita, Omã e Catar pressionam a Casa Branca para evitar atacar o Irã, argumentando que...