Houthis confirmam morte do primeiro ministro rebelde do Iêmen após ataque israelense

Publicado:

Os Houthis, grupo rebelde do Iémen, confirmaram neste sábado a morte de Ahmed Al-Rahawi, seu primeiro-ministro, em um ataque aéreo israelense. O comunicado do grupo informa que Al-Rahawi foi atingido durante um workshop de rotina em Sanaa, na quinta-feira (28), onde avaliava as atividades do governo ao longo do último ano. O ataque também vitimou outros ministros.

O exército israelense declarou que o ataque se dirigiu a um “alvo militar do regime terrorista Houthi na área de Sanaa”. Nos últimos meses, os Houthis têm disparado mísseis contra Israel, em um movimento que alegam ser uma forma de apoio aos palestinos, em meio ao conflito com o Hamas na Faixa de Gaza.

Além disso, os ataques israelenses esta semana causaram mortes e ferimentos em Sanaa, com o ministério da saúde local relatando pelo menos 10 mortos e 102 feridos em decorrência dos bombardeios.

Os Houthis, uma facção militantemente xiita, lutam contra o governo do Iémen há cerca de 20 anos, tendo tomado a capital em 2014. A intervenção militar liderada pela Arábia Saudita visa remover os rebeldes do poder, mas até agora tem falhado, resultando em uma guerra civil devastadora que já deixou centenas de milhares de mortos e gerou uma das piores crises humanitárias do mundo.

Com uma ideologia que se opõe a Israel e aos Estados Unidos, os Houthis se consideram parte do “eixo de resistência” apoiado pelo Irã, junto com o Hamas e o Hezbollah. O slogan da bandeira do grupo retrata essa oposição com a frase: “Alá é grande, morte à América, morte a Israel, maldição aos judeus, vitória ao Islã”.

Esse evento sublinha a complexidade do cenário no Oriente Médio, onde os conflitos se entrelaçam com questões regionais e internacionais. O que você pensa sobre essa situação? Deixe seus comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Retrato de ‘Mata Hari nazista’, espiã do Terceiro Reich, é encontrado em Berlim após décadas desaparecido

Recentemente, um retrato de Madame Kitty, uma cortesã austríaca famosa durante o regime nazista, foi encontrado em Berlim. A pintura, que esteve sumida...

Senado dos EUA rejeita, pela sétima vez, proposta para encerrar shutdown

O Senado dos EUA se deparou, nesta quinta-feira (9), com mais uma recusa em reabrir o governo, uma questão que já se arrasta...

Cessar-fogo na Faixa de Gaza entrará em vigor 24 horas depois que Israel assinar acordo com os EUA

O cessar-fogo na Faixa de Gaza começará a vigorar 24 horas após Israel assinar um acordo negociado com os Estados Unidos,...