Força da ONU no Líbano denuncia ataque israelense contra integrantes da missão de paz

Publicado:

A Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Finul) informou nesta quarta-feira sobre um ataque israelense considerado um dos mais graves desde o cessar-fogo que encerrou, em novembro, o conflito entre Israel e o Hezbollah. O incidente ocorreu quando drones das Forças de Defesa de Israel lançaram quatro granadas perto de membros da missão de paz da Finul, na região próxima à Linha Azul que delimita as fronteiras entre os dois países.

De acordo com a Finul, um dos explosivos caiu a menos de 20 metros dos integrantes e veículos da ONU, e os outros três a cerca de 100 metros. A missão ressaltou que informou previamente o Exército israelense sobre a necessidade de realizar a limpeza de estradas na área, próxima à aldeia de Marwahin.

A Finul destacou que colocar em risco a vida dos capacetes azuis é uma violação do direito internacional, especialmente em relação à resolução do Conselho de Segurança da ONU de 2006, que estabeleceu o cessar-fogo. Recentemente, o Conselho de Segurança aprovou a retirada das forças de paz do Líbano em 2027, após quase 50 anos de operação, em um movimento que atendeu às pressões de Israel e dos Estados Unidos para encerrar a missão.

Esse episódio acende um alerta sobre a segurança das operações de paz na região. O tempo dirá quais serão os desdobramentos após este ataque e como isso poderá afetar as relações entre as partes envolvidas.

O que você pensa sobre a situação no Líbano? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Papa Leão XIV celebra seus 70 anos com milhares de fiéis no Vaticano

Neste domingo, 14 de setembro, a Praça São Pedro esteve lotada de fiéis que se reuniram para celebrar os 70 anos...

Trump pede pena de morte para assassino de Charlie Kirk

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou nesta sexta-feira (12) seu desejo de que o suspeito de assassinar o ativista conservador Charlie...

Netanyahu afirma que se todos os terroristas do Hamas fossem eliminados, a guerra em Gaza acabaria

Neste sábado, 13 de setembro de 2025, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu declarou que a guerra em Gaza chegaria ao fim caso os...